Sé Vacante, Conclave e fumaça branca: Quais são os próximos passos após a morte do Papa

Praça de São Pedro deverá receber milhares de pessoas em função das despedidas e eleição do novo Papa | Foto: Mauren Xavier / Especial / CP

Com a morte do Papa Francisco, nesta segunda-feira, aos 88 anos, a Igreja Católica entra em período de Sé Vacante. Agora, caberá ao camerlengo, cardeal responsável pela administração dos bens e Tesouro do Vaticano, o governo temporário e a transição de poder.

O cargo será ocupado atualmente pelo irlandês Kevin Joseph Farrell. Os seus poderes nesse período são reduzidos e eminentemente administrativos.
Caberá a ele, entre outras funções, organizar o conclave, que é a eleição do novo papa. Até o momento não há informações oficiais de quantos cardeais estarão aptos a participar.

Organização do funeral

Camerlengo será o responsável por convocar reuniões de cardeais, chamadas “congregações”, e decidir, em acordo com eles, o dia e a hora designados para velar o papa falecido, assim como a data do sepultamento, que deve ocorrer entre o quarto e o sexto dia após a morte.

O funeral, que Francisco manifestou que queria que fosse simples, ocorrerá na Basílica de São Pedro, no Vaticano, e o sepultamento na Basílica de Santa Maria Maggiore, no centro de Roma, a seu pedido.

Conclave e fumaça branca

O conclave, responsável por eleger o novo papa, deve começar entre 15 e 20 dias após a morte. Os cardeais eleitores, aqueles com menos de 80 anos, que atualmente são 138, seriam chamados a votar em sigilo e a portas fechadas na suntuosa Capela Sistina.

Os papeis em que os cardeais votam são queimados. Se não obter os votos necessário, a fumaça é preta. Escolhido, a fumaça será branca.

 

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com