Menu Poa debate inovações e cultura do mundo

Encontro debateu insights e tendências da área

Crédito: Divulgação

O MenuPOA desta terça-feira, 15, promovido pela Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), abordou o South by Southwest (SXSW), um dos maiores eventos de tecnologia, música, inovações e cultura do mundo, que acontece em Austin, Texas, nos Estados Unidos. Os convidados, Cesar Paz, fundador do POA Inquieta, Letícia Schmaedecke, Diretora Sênior de Marketing Latam da Dell Technologies, e Letícia Batistela, Conselheira do South Summit, trouxeram insights e tendências apresentadas durante o evento e como aplicá-los à realidade de Porto Alegre.

A presidente da ACPA, Suzana Vellinho Englert, destacou em sua fala de abertura a importância dos eventos que estimulam a inovação. “Este nosso encontro de hoje acontece sobre os efeitos pós-South Summit Brazil. Ainda estamos sentindo os resultados trazidos por esse evento, que aconteceu durante três dias, mas cujos efeitos duram até a próxima edição, quando nos reabasteceremos de novas ideias e de mais networking. É uma ocasião na qual expandimos horizontes e reafirmamos o valor inestimável desse ecossistema”, afirmou Suzana.

Para Letícia Schmaedecke, o South by Southwest potencializa ideias de inovação, transformação e em soluções diferentes para as tendências do futuro. “O potencial que eu vejo é além do que acontece no evento e, sim, como que a gente pode crescer exponencialmente com eventos paralelos e com uma agenda que integre a cidade como um todo”, diz.

Cesar Paz reforça como Austin se tornou um ecossistema de classe internacional devido ao South by Southwest, que transformou a economia criativa da cidade. Entre as temáticas discutidas no evento, ele destaca as reflexões sobre a relação dos ambientes digitais e das relações sociais.

“A gente está vendo quanto as redes sociais, de alguma forma, influenciam no cognitivo básico de uma geração que vem se formando, e a gente fica um tanto quanto assustado com isso. Existem iniciativas lá, por exemplo, de redes sociais descentralizadas. como é o caso da Blue Sky, onde o poder vai estar com os usuários da rede, não vai ser pautado por algoritmos que, ao prenderem a atenção, monetizam, o que privilegia, às vezes, um discurso de ódio em relação a um outro discurso”, exemplifica.

De acordo com Letícia Batistela, Porto Alegre precisa colher os frutos durante o ano gerados pelo South Summit, assim como Austin faz em relação ao South by Southwest. “Parece que nós não precisamos de eventos e ações nesta laguna entre um evento e outro, e, sim, incorporarmos nossos conhecimentos de maneira individual e começarmos a agir de forma diferente, a exercer uma nova condição de liderança, no sentido da modificação do ecossistema”, finalizou Suzana.