Operação com dez presos em Porto Alegre identifica outros membros de grupo ligado ao tráfico de drogas

Ação da Polícia Civil foi deflagrada na manhã de terça-feira, contra organização que agia nas vilas Jardim e Cruzeiro

Denarc cumpriu 32 ordens judiciais em sete cidades gaúchas | Foto: PC / CP

A Polícia Civil prendeu dez pessoas na manhã de terça-feira (15) durante a Operação Virginia, ofensiva que desarticulou um grupo criminoso com atuação nas vilas Jardim e Cruzeiro, em Porto Alegre. A ação é fruto de uma investigação conduzida pela 1ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (1ºDIN/Denarc), que teve início há quase dois anos.

A ação mobilizou policiais em sete cidades – Porto Alegre, Viamão, São Leopoldo, Bento Gonçalves, Gramado, Erechim e Curitiba (PR) – onde foram cumpridas 32 ordens judiciais: 11 de prisão preventiva e 21 de busca e apreensão.

De acordo com o delegado Ewerton de Melo Sousa, as apurações começaram em maio de 2023, após a prisão em flagrante de um casal no bairro Lomba do Pinheiro. Na ocasião, foram apreendidos tijolos de crack, dinheiro em espécie e celulares. O casal já havia sido citado em operações anteriores. “A partir do desenvolvimento das investigações complementares, foi possível identificar outros membros da organização criminosa, bem como o modus operandi com que praticam o tráfico de drogas em todo o Estado”, explicou.

Os alvos da operação, conforme a Polícia Civil, eram responsáveis pelo tráfico em locais da Capital. “A organização criminosa possui origem na Vila Jardim e na Vila Cruzeiro, sendo que seu líder foi morto há alguns meses no interior do Complexo Penitenciário de Canoas”, acrescentou Sousa.

Segundo o delegado Alencar Carraro, diretor do Denarc, a ofensiva complementa outra ação realizada em janeiro. “Nosso objetivo é retirar drogas e armas, além do patrimônio das lideranças dessas organizações criminosas, visando a garantir o bem-estar da população gaúcha”, finalizou.