A Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil realizará, nesta sexta-feira, dia 11, a sua primeira Ação Nacional de Doação Solidária de Mercadorias Apreendidas. Trata-se de uma ação coordenada que envolverá eventos em todas as regiões do país. No Brasil, as doações, exclusivamente na ação, devem alcançar R$ 180,9 milhões. Já no estado, o número deve ser superior a R$10 milhões. Lembramos que em 2024, em decorrência da enchente, a Receita Federal no Rio Grande do Sul destinou uma quantia expressiva, recebendo mercadorias de unidades da Receita Federal em todo o país.
A ação de doação solidária coordenada pretende reconhecer e, ao mesmo tempo, contribuir para o fortalecimento do importante trabalho que vem sendo desenvolvido pelas entidades beneficiárias – fortalecendo, também, nosso compromisso e parceria.
Outro aspecto importante dessa ação, é mostrar para a sociedade o destino que é dado às mercadorias que são apreendidas, qual seja: leilão, incorporação, doação ou transformação. Nada é desperdiçado. A Receita Federal garante um destino útil, social e transparente para esses bens. Esta é mais uma iniciativa do Programa Receita Cidadã, que busca promover a destinação sustentável e a transformação social.