O volume de serviços no país avançou 0,8% em fevereiro de 2025 na comparação com o mês anterior, quando recuou 0,6%. Frente a fevereiro de 2024, o setor se expandiu 4,2%, décima primeira taxa positiva consecutiva. A variação positiva no mês foi puxada, principalmente, pelos serviços de informação e comunicação, que cresceram 1,8%. Com o resultado de fevereiro, o setor de serviços se encontra 1,0% abaixo do ponto mais alto de sua série, alcançado em outubro de 2024. Já quanto ao patamar pré-pandemia, o volume total de serviços está 16,2% acima de fevereiro de 2020. No Rio Grande do Sul, o setor apresentou estabilidade (0,0). Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quinta-feira, 10, pelo IBGE.
Além do setor de informação e comunicação, outras três atividades apresentaram desempenho positivo em fevereiro: os serviços profissionais, administrativos e complementares (1,1%), os outros serviços (2,2%) e os prestados às famílias (0,5%). O primeiro recuperou parte da perda verificada nos três meses anteriores (-3,8%), o segundo registrou um crescimento acumulado de 5,0% nos dois primeiros meses do ano, e o último readquiriu uma pequena parcela da retração verificada em janeiro (-3,3%).
“Em fevereiro, o setor de serviços mostrou um crescimento disseminado, com quatro das cinco atividades pesquisadas tendo resultados positivos. Com o avanço deste mês, houve recuperação da perda verificada em janeiro”, analisa o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.
No acumulado do primeiro bimestre deste ano, o volume de serviços teve expansão de 2,6% em relação ao mesmo período de 2024. Já o acumulado nos últimos 12 meses, ao avançar 2,8% em fevereiro de 2025, repetiu o ritmo de expansão observado em janeiro de 2025 (2,8%).
IMPACTO POSITIVO
O setor de informação e comunicação foi importante para o resultado de fevereiro, sendo responsável pelo maior impacto positivo ao crescer 1,8%. “O grande destaque dos últimos meses tem sido o setor de informação e comunicação, especialmente a parte de serviços de tecnologia da informação, que segue renovando a cada mês o ápice de sua série por conta de alta demanda no fornecimento de serviços TI, como o desenvolvimento e licenciamento de softwares; consultoria em tecnologia da informação; portais, provedores de conteúdo e ferramentas de busca na internet; tratamento de dados etc.
Em serviços profissionais e administrativos (1,1%), chamou atenção o crescimento das receitas das empresas que atuam com intermediação de negócios em geral por meio de aplicativos e de plataformas de e-commerce; de serviços de engenharia; de consultoria em gestão empresarial; e de atividades de limpeza em geral. Em outros serviços (2,2%), destaque para o aumento de receita das empresas que atuam com administração de cartões de crédito; com serviços financeiros auxiliares; e com coleta de lixo. Já em serviços prestados às famílias (0,5%), os serviços de bufê e atividades de apoio à educação foram os principais responsáveis pela alta”, afirma Rodrigo.
No sentido contrário, transportes (-0,1%) foi responsável pela única taxa negativa de fevereiro de 2025, após recuo de 1,8% em janeiro. O gerente da PMS lembra que “a ligeira variação negativa dos transportes se deveu a uma queda na receita das empresas que atuam com atividade de correio; de logística de transporte; de transporte dutoviário; e de transporte rodoviário coletivo de passageiros.”