Autoridades abrem oficialmente South Summit 2025 em Porto Alegre

Discursos destacaram resiliência e superação, algo que tem sido a tônica do evento global desde seu início

Foto: Mauro Schaefer / Correio do Povo

Foi aberto oficialmente no final da tarde desta quarta-feira o South Summit Brazil 2025, na Arena Stage, no Cais Mauá, em Porto Alegre. A cerimônia teve a presença de autoridades, como o governador Eduardo Leite, o prefeito Sebastião Melo, a fundadora do South Summit, María Benjumea, e o CEO da 4all e presidente do South Summit Brazil, José Renato Hopf. O auditório lotou, em clima de pôr do sol do Guaíba, logo ao lado, e o sentimento de resiliência após as enchentes de 2024, e que devastaram o cais agora reconstruído, que de maneira geral já marca a quarta edição do evento desde o início.

“Estamos aqui, no Rio Grande do Sul, sediando neste momento um dos maiores eventos de inovação do continente e temos uma grande oportunidade de olhar para o futuro, construir esse futuro a partir do presente das nossas ações. Foram duros os momentos que vivemos. Mas, sem dúvida foi muito maior do que qualquer dano que tenha trazido a nós, a força da solidariedade”, disse Leite, em seu discurso.

Melo, em sua vez, falou sobre a importância da discussão do clima e da reconstrução da cidade. “Por aqui, muitos temas passarão. Mas o primeiro deles é essa questão da agenda climática, que é uma agenda global. Só há um caminho. Salvamos vidas e estamos reconstruindo vidas”, afirmou ele, ao agradecer os voluntários por suas ações.

María comentou a respeito do desafio conjunto de buscar soluções permanentes. “Um dos desafios mais importantes que nos propusemos é encontrar soluções. Precisamos identificar desastres climáticos, mas também encontrar soluções para o que está acontecendo o mais rápido possível. E aqui os temos e aqui eles estão se conectando com o mundo inteiro”, comentou ela, em espanhol.

Hopf salientou que houve muito trabalho para pôr o South Summit de pé, após as enchentes e depois do temporal de semana passada, cujos ventos no cais atingiram mais de 100 quilômetros por hora, e demandaram esforço extra das equipes para reconstrução das estruturas temporárias, que ficaram 70% destruídas antes do início do South Summit.

“A cidade precisa estar preparada para aquilo que passou a ser nosso novo normal, que é o enfrentamento da crise climática. O evento ocorrendo é mais uma demonstração de toda a resiliência”, disse ele. A cerimônia oficial precedeu uma das palestras mais aguardadas do evento, do empresário e empreendedor turco Orkut Büyükkökten. O South Summit Brazil 2025 segue até a próxima sexta-feira, tanto no Cais quanto na Usina do Gasômetro.