
Moradores do bairro Jardim Lindóia, na zona Norte de Porto Alegre, têm reclamado da qualidade da água distribuída pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto. A população da região é abastecida pelo sistema São João, do DMAE. A principal queixa é quanto a coloração e o gosto, sendo inclusive necessário a compra de água mineral para consumo e cozimento de alimentos.
Conforme os moradores, o problema acontece desde o início do ano. Em fevereiro, o DMAE aumentou a dose de dióxido de cloro usado no tratamento do produto distribuído pelos sistemas São João e Moinhos de Vento. O objetivo era minimizar as alterações de gosto e odor relatadas pelos consumidores à época.
No entanto, as reclamações continuaram e um mês depois, já em março, depois de quase 13 anos, o departamento voltou a utilizar carvão ativado para tratar a água nos dois sistemas.
O DMAE alega que a situação está normalizada, mas orienta a população que, ao encontrar algum problema, registre protocolo pelo fone 156, que é a Central de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura de Porto Alegre.