
A campanha de vacinação contra a gripe deste ano começou, oficialmente, nesta segunda-feira (7). Somente na primeira etapa, o governo distribuiu 5,4 milhões de doses para o público-alvo, que inclui idosos, crianças de seis meses a menores de seis anos e gestantes. No entanto, no dia 21 de março, o próprio governo recomendou que estados e municípios iniciassem a estratégia assim que recebessem as doses do imunizante. Esse foi o caso de regiões como São Paulo, Rio de Janeiro e o Distrito Federal, que já começaram a vacinar os moradores pertencentes ao grupo prioritário.
Durante o evento de distribuição dos imunizantes, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reafirmou que a vacina está disponível durante todo o ano. “Nosso objetivo é fazer com que o Brasil tenha o maior e mais diverso sistema vacinal do mundo. Nossa meta é imunizar 90% do público prioritário, e vamos disponibilizar vacina para isso”, afirmou o ministro. No ano passado, a doença provocou mais de 600 mortes em todo o Brasil.
Neste ano, o Ministério da Saúde adquiriu 73,6 milhões de doses da vacina contra a gripe. No primeiro semestre, está prevista a distribuição de 67,6 milhões de doses para as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. No segundo semestre, serão distribuídas 5,9 milhões de doses para a Região Norte. O valor total do investimento é de R$ 1,3 bilhão, e o público-alvo é de 81,6 milhões de pessoas.