Semana vai começar com episódio de chuva forte no RS, alerta MetSul

Em Porto Alegre, instabilidade deve ser mais intensa na terça-feira

Foto: Fabiano do Amaral / Correio do Povo

A MetSul Meteorologia alerta que a semana vai começar com um episódio de chuva e vento no Rio Grande do Sul com maior instabilidade prevista para esta segunda-feira e a terça.
O motivo será um centro de baixa pressão atmosférica que vai se mover do Nordeste da Argentina para o território gaúcho e depois o Oceano Atlântico, instabilizando muito a atmosfera.

Este domingo ainda é de sol e nuvens esparsas no Rio Grande do Sul, mas no final do dia já pode ocorrer instabilidade com chuva em pontos da Metade Oeste gaúcha. A grande mudança do tempo, entretanto, é prevista para esta segunda-feira, quando se espera um significativo aumento da cobertura de nebulosidade no estado com chuva na maior parte das localidades.

A chuva em alguns pontos pode ser por vezes moderada a forte com ocasionais raios. O maior risco de chuva forte nesta segunda é em cidades do Centro para o Oeste gaúcho.
Já na terça, a chance de chuva localmente moderada a forte alcança a maioria das regiões do estado, exceto o Oeste, devendo ser o dia com os maiores acumulados de precipitação na área de Porto Alegre.

Risco de temporais

O risco de temporais nos dois dias não é alto, considerando a baixa temperatura, mas se ocorrerem vão ser bastante isolados e pontuais, especialmente com granizo pela atmosfera resfriada.

A influência da área de baixa pressão deve trazer chuva para pontos das Metades Sul e Leste do estado ainda na quarta-feira com chance de precipitações isoladamente fortes maior no Sul e perto da costa.

A instabilidade pode persistir com chuva ainda na costa gaúcha e adjacências na quinta e na sexta, não se afastando chuva por vezes moderada a forte em setores da faixa litorânea.

Volumes de chuva

Os volumes de chuva associadas a este episódio de instabilidade podem ser altos em algumas cidades do Rio Grande do Sul, embora não se antecipe chuva volumosa em todo o estado.

A maioria das cidades deve ter acumulados de precipitação da ordem de 30 mm a 50 mm, mas em vários pontos os volumes de chuva na primeira metade da semana podem passar dos 50 mm, ou seja, metade da média de precipitação de abril inteiro.

A atuação desta área de baixa pressão e o gradiente (contraste) de pressão com o centro de alta associado à massa de ar frio deve trazer vento para o Rio Grande do Sul neste começo de semana.

A maioria das áreas do estado terá vento fraco a moderado, mas alguns pontos podem registrar rajadas de vento por vezes fortes neste começo de semana, principalmente na terça-feira.