South Summit Brazil 2025 começa nesta quarta

Estimativa é que o evento receba um público de 24 mil pessoas

Armazéns passaram por reparos para garantir a segurança e infraestrutura necessárias para receber os participantes - Foto: Jürgen Mayrhofer/Secom

O Cais Mauá, em Porto Alegre, se prepara para receber a quarta edição do South Summit Brazil (SSB). Correalizado pelo governo do Estado, o SSB 2025 ocorrerá nos dias 9, 10 e 11 de abril, com foco na inovação e a resiliência necessárias à retomada econômica e social. O Cais Mauá, um dos locais afetados pelas enchentes de 2024, é um dos símbolos da recuperação do Estado.

SSB 2025, com área útil de 38 mil metros quadrados, será realizado em quatro armazéns do Cais Mauá e seguirá o formato da edição anterior. Estima-se que o evento receba um público de 24 mil pessoas. Devido à enchente que atingiu Porto Alegre em maio de 2024, os armazéns passaram por reparos para garantir a segurança e infraestrutura necessárias para o público.

A cheia do Guaíba danificou o piso, o sistema de esgoto e o guarda-corpo, que precisaram ser reparados ou reinstalados. Os armazéns também passaram por uma limpeza completa e algumas portas, deslocadas pela força da água, foram recolocadas.

Com cinco grandes áreas temáticas – Sustentabilidade, Digitalização, Ecossistema, Mudança Social e The Edge – o evento contará com palestras, painéis e debates com líderes globais, além de reunir mais de 1.000 investidores e 150 fundos de investimento. O evento ocupará os quatro armazéns do Cais Mauá e contará com 7 palcos de atrações, totalizando 38 mil m2.

Entre os destaques da programação em 2025 está a sessão “Cultura como ferramenta de gestão: IA, liderança e crescimento organizacional”, que conta com a participação de Mônica Hauck, Founder e CEO da Sólides Tecnologia, Guilherme Azevedo, Co-founder da Alice e Julia de Luca, VP de Tecnologia no Itaú BBA. O debate aborda como a IA e a cultura empresarial podem atuar juntas na transformação da saúde, unindo tecnologia, insights baseados em dados e abordagens humanizadas para remodelar a indústria.

Já o painel “Como a mídia social impulsiona o varejo físico”, vai discutir como as experiências de compras digitais e físicas estão cada vez mais integradas. Monique Lima (Mimo Live Sales), Gabriela Comazzetto (TikTok) e Luiza Nolasco (Gringa & START by WGSN) compartilharão insights sobre como marcas e varejistas estão utilizando as redes sociais para engajar clientes, aumentar o tráfego nas lojas físicas e criar estratégias omnichannel mais eficazes.

AGENDAS

“O Futuro da Mobilidade: Eletrificação e Sustentabilidade” trará uma discussão sobre como a eletrificação está transformando a mobilidade e redefinindo o transporte sustentável. Entre os palestrantes estão Cristiana Arcangeli (Group Arcangeli) e Alexandre Baldy (BYD do Brasil LTDA), que abordarão as inovações que impulsionam essa mudança, os desafios da adoção em larga escala e o impacto da sustentabilidade no setor automotivo.

O dinâmico cenário do setor fintech na América Latina vai ser tema do encontro “O futuro da Fintech na América Latina”, que contará com a presença de Miguel Armaza (Gilgamesh Ventures), Antonio Echavarria (SSV), Caio Bolognesi (Monashees) e Mariana Foresti (Honey Island Capital). O debate analisa o impacto da inovação e do investimento, as tendências do capital de risco e o papel da inteligência artificial nos serviços financeiros.

O evento também traz histórias inspiradoras no bate-papo “A Jornada Empreendedora de um Fundador Unicórnio”, com Jaana Goeggel (Sororitê) e Juliana Binatti Motta (Pismo). As empresárias compartilharão suas experiências e desafios na construção de startups bilionárias, destacando estratégias de crescimento e as principais lições aprendidas ao longo de suas trajetórias.

O “Construindo um Império Criativo” contará com a presença de Bruno Gonçalves (Magão) e Konrad Dantas (KondZilla). O empresário e criador de um dos maiores canais do YouTube no Brasil falará sobre sua trajetória no mercado digital e como transformou o funk em um fenômeno global, consolidando sua marca na economia criativa.

INNOVATION STAGE

No palco do RS Innovation Stage estão programados mais de 50 painéis, com mais de 140 participantes. Com 263 metros quadrados, o espaço do governo do Estado terá capacidade 56% maior que a de 2024, podendo comportar até 125 pessoas sentadas. Pela primeira vez, o conteúdo será transmitido ao vivo pelo YouTube do Governo do Rio Grande do Sul.

“O RS Innovation Stage é reconhecidamente um palco focado na inovação e na tecnologia. Temos palestras diversificadas e profissionais reconhecidos no ecossistema promovendo os debates e fomentando conhecimento. Foi, mais uma vez, um espaço concorrido, e nós nos dedicamos para entregar uma programação de qualidade durante todo o evento”, comentou a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp.

O tema principal da edição será “Beyond Resilience” (Além da Resiliência, em português). Durante os dias de evento, os participantes poderão acompanhar painéis em cinco grandes trilhas de conteúdo, que se dividem em temas diversos: Sustainability (incluindo agtechs, resiliência climática, transição energética, ESG, netzero e foodtechs); Digitalization (fintechs, segurança cibernética, inclusão digital e indústria 4.0); Ecosystem (startups, investimentos, futuro do trabalho e colaboração entre o ecossistema); Social Shift (educação, bem-estar, ética governamental e diversidade e inclusão); e The Edge (biotechs, indústria 5.0, phygital e quantum).

Além do RS Innovation Stage, o governo também estará presente em outros palcos e no marketplace, espaço projetado para receber expositores, onde produtos e serviços serão apresentados com foco no networking. É uma área com potencial para gerar novos negócios ao Rio Grande do Sul.