Dragagem e desassoreamento estão liberados em quatro canais hidroviários do Rio Grande do Sul

Serviço que promete resolver problemas de navegação de navios de grande porte devem ser concluídos em até 150 dias

Foto: Fabiano do Amaral / Correio do Povo

O governador Eduardo Leite assinou nesta terça-feira a liberação para o início dos trabalhos de dragagem e desassoreamento de quatro canais importantes para a navegação comercial no Rio Grande do Sul – Furadinho, Pedras Brancas, Leitão e São Gonçalo. A expectativa é de que o serviço esteja concluído em 150 dias, resolvendo o problema do encalhamento de embarcações na chagada a Porto Alegre, agravado após as enchentes de maio do ano passado.

No ato, realizado no Cais de Porto Alegre durante a tarde, Leite recebeu a autorização do capitão do Mar e Guerra da Marinha do Brasil, Flávio Firmino dos Santos, para a execução da intervenção. Também participam do ato o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, e o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger.

“É um avanço estratégico para a infraestrutura hidroviária do Estado. Este desassoreamento promove a segurança da navegação, impulsionando o desenvolvimento econômico sustentável da região e do complexo portuário do Porto de Porto Alegre, e também melhora o escoamento das águas, reduzindo potenciais riscos durante cheias”, destacou o governador.

Conforme o presidente da Portos RS, a projeção é que sejam removidos 1,7 milhão de metros cúbicos de sedimentos dos quatro canais. E a exemplo do que ocorreu com o canal de Itapuã, os canais Furadinho, Pedras Brancas, Leitão e São Gonçalo voltarão a ter o calado de 5,18m, permitindo a passagem de embarcações que chegam à Capital pela Lagoa dos Patos e evitando incidentes como os ocorridos no fim de 2024. Na ocasião, três navios desistiram de descarregar em Porto Alegre após o Eva Shanghai ficarem cerca de um mês fundeados em Itapuã.

“Nos permitirá a retomada da navegação, diminuindo os problemas que enfrentamos hoje, ainda em decorrência da calamidade do ano passado”, explicou Cristiano Klinger.

As obras ocorrerão de forma simultânea nos quatro canais, com apoio de cinco equipamentos que farão a retirada dos sedimentos da água, de acordo com o presidente da Portos RS. O investimento é de aproximadamente R$ 60 milhões. Ele ainda garantiu que não haverá parada do porto de Porto Alegre para navios menores, e, de acordo com cronograma apresentado pelo presidente, a dragagem no canal de Itapuã deve terminar ao longo de fevereiro de 2025.

Ao todo, o governo do Estado promete aportar R$ 731,3 milhões, liberados por meio do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs) para execução de obras emergenciais nas hidrovias no Rio Grande do Sul. De abril a dezembro devem ocorrer serviços também nos canais do Campista, Junco, Belém, Cristal, Navegantes, Rio das Balsas e no cais do porto de Porto Alegre. Já Feitoria, da Setia, Coroa do Meio e Nascimento têm serviços previstos de maio a dezembro. Ainda estão programadas intervenções em outras áreas, que devem ocorrer a partir de outubro de 2025.