O movimento do varejo no coração da Capital arrefeceu, neste sábado, último dia do Liquida Porto Alegre. A tradicional campanha, que tem por objetivo aquecer as vendas no início do ano, teve início no dia 21 de março. Conhecida como a “liquidação das liquidações”, a campanha somou mais de 4,5 mil estabelecimentos comerciais em todas as regiões da cidade.
Nesta manhã, o fluxo de consumidores na área do Centro Histórico era escasso. Na rua Doutor Flores, nenhum estabelecimento registrava filas e também não havia sinais da aglomeração de clientes que foi observada ao longo da semana.
A mesma situação podia ser observada em lojas na Rua da Praia. Ali, a espera de lojistas por compradores foi frustrada pelo maior fluxo de compradores em direção ao shopping, lotéricas, farmácias e ao supermercado.
Na visão do comerciante Alex Araújo, que trabalha com anúncio de ofertas no bazar Casa Maria, a saída de moradores de Porto Alegre rumo ao Litoral Norte devido ao Carnaval teve influência direta para um menor número de compras. Ele destaca, no entanto, que os demais dias de liquidação registraram movimento acima da média.
“Muitas pessoas aproveitaram para fazer compras ao longo da semana e agora, devido ao Carnaval, estão fora de Porto Alegre. Outras preferem ficar em casa para descansar e fugir do barulho e do calor. Fato é que os demais dias de liquidação foram excelente. Apenas na sexta-feira, registramos um faturamento superior a R$ 10 mil”, avaliou o trabalhador.
Realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Alegre desde 1996, a iniciativa é a maior e mais tradicional liquidação do Brasil. Nesta edição, o Liquida Porto Alegre teve parceria com o Banrisul. Outra aposta foi a aproximação com tendências digitais, com a retomada do jingle da campanha acompanhado de uma coreografia idealizada para mobilizar as redes sociais, além de um amplo material de identificação nos pontos de venda, incluindo bandeirolas, faixas de vitrine, adesivos e cartazes.
A promoção contou com a parceria exclusiva do Banrisul e da Vero. Durante a campanha, os lojistas ofertaram aos clientes a opção de pagamento com o cartão Banricompras nas modalidades pré-datada e parcelada.