O Brasil perdeu nesta sexta-feira um dos seus nomes mais importantes do cinema. Cacá Diegues, diretor de clássicos como Bye Bye Brasil e Deus é Brasileiro, morreu aos 84 anos. A informação foi confirmada pela Academia Brasileira de Letras. As causas da morte não foram informadas.
Cacá foi um dos fundadores do Cinema Novo, que revolucionou a forma de fazer cinema no Brasil nos anos 60. É dele a obra seminal Ganga Zumba, de 1963, a primeira a ter protagonistas negros.
Sucesso com Bye Bye Brasil e Deus é Brasileiro
O diretor seguiu com trabalhos de viés político, como A Grande Cidade, de 1966, e Os Herdeiros, de 1969. Na década de 70, chegou ao grande público com o sucesso de Xica da Silva, de 1976. Em 1980, fez o filme mais emblemático da carreira: Bye Bye Brasil.
Depois de um período de dificuldade em levar para frente grandes projetos, teve outro estrondoso sucesso em 2003, com Deus é Brasileiro. O filme, inclusive, ganhou uma sequência dirigida por Cacá e que está em pós-produção.
O último trabalho do diretor lançado nos cinemas foi O Grande Circo Místico, de 2018.
Cacá Diegues nasceu em 19 de maio de 1940, em Maceió, e se mudou para o Rio de Janeiro ainda pequeno. Ele cursou Direito antes de se dedicar ao cinema. Em 2019, foi escolhido para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras.