Passa de 90 o número de cidades afetadas pela estiagem no Rio Grande do Sul

O panorama foi atualizado na manhã desta segunda-feira pela Defesa Civil Estadual

Foto: Prefeitura de Santiago.

Na manhã desta segunda-feira, o panorama da estiagem no Rio Grande do Sul foi atualizado pela Defesa Civil Estadual. Com isto passou para 91 o número de cidades que relataram problemas devido à falta de chuvas, afetando mais de 828 mil pessoas. Destas, 85 já decretaram emergência.

Colorado, no Norte do Estado, decretou emergência na manhã desta segunda-feira. Segundo a secretária municipal de Administração e Fazenda, Roberta Pereira Teston de Moraes, o levantamento ainda está sendo realizado. “Há regiões da cidade onde não chove desde novembro, principalmente na zona rural”, lamenta.

Ela afirma que já estão sendo contabilizadas perdas na safra de soja, milho para a silagem (utilizado para o gado de leite), que não tem pastagem e feijão. “As perdas na cultura de grãos já passam de R$ 37,7 milhões, além de ao menos 10% da produção leiteira”, enumera.

Na zona rural foram abertos bebedouros para os animais. Na tarde de segunda-feira há a previsão da realização de vistorias para confirmar a necessidade de fornecer água potável para as comunidades. Os locais mais afetados pela estiagem em Colorado são as localidades de Linha Garibaldi, Passo do Padre e Nova Trípoli, o que atinge em torno de 170 famílias.