Empresários estão satisfeitos com ações da prefeitura no 4º Distrito após enchentes

Entre os temas abordados em reunião, estão comportas, sistema de diques, hidrojateamento de esgotos e limpeza de rua

Uma nova reunião entre as partes deve ocorrer em fevereiro - Foto: Mauro Schaefer

A Associação dos empresários do 4º Distrito, vítimas da enchente de maio do ano passado, avaliou de forma positiva a reunião realizada com o prefeito Sebastião Melo e técnicos do DMAE. Conforme o presidente da entidade, Arlei Romeiro, foram abordados vários assuntos relacionados à contenção de alagamentos na região, e um cronograma de ações foi apresentado pelo prefeitura. Entre os temas, comportas, sistema de diques, hidrojateamento de esgotos e limpeza de rua.

Romeiro destacou que a estimativa é de que quatro mil duzentas e noventa e nove empresas tenham sido atingidas pela enchente. O presidente da entidade argumentou ainda que, desde o ocorrido, o grupo de empresários tem mantido um importante diálogo com a prefeitura.

Na oportunidade, o prefeito Sebastião Melo declarou que intervenções definitivas para corrigir falhas no sistema de proteção contra cheias é de competência do governo Federal. Já sobre a dragagem do Guaíba, ele atribuiu ao governo gaúcho a responsabilidade. O prefeito informou ainda que a União e o Palácio Piratini acordaram investimentos de mais de seis bilhões de reais para obras de um novo sistema. O dinheiro virá de Brasília e a execução ficará a cargo do Estado.

Uma nova reunião entre as partes deve ocorrer em fevereiro, para tratar sobre questões de segurança pública. A data ainda não foi definida.