Época de férias para alguns mas para outros o calendário aponta para a retomada do a no letivo. Um percentual de 69,5% dos lojistas da capital indica que a procura ainda está baixa, cenário que deve se alterar faltando duas semanas para as aulas. Esta percepção é compartilhada por 52,5% dos respondentes de um estudo oganizado pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre.
As escolas estaduais, municipais e particulares retornam às atividades entre os dias 10 e 17 de fevereiro. Mais de 25% citaram que aguardam uma melhora nas vendas quando faltar apenas 1 semana para o início do calendário escolar. O movimento é considerado médio para 25,4% e outros 5,1% consideram o movimento alto para época do ano.
Estes resultados se refletem nas vendas. Cerca de 42% disseram que estão semelhantes ao mesmo período do ano passado. Para 35,6% houve uma queda e 18,6% afirmam estarem vendendo mais agora em 2025.
PREÇOS
Relacionando os preços atuais com os do ano passado, o aumento neste ano foi citado por 33,9%. Dentre esses que citaram o aumento, para 19% a mochila é o item que mais aumentou seu valor, com 11% de reajuste. Em seguida, cadernos, com 14,3% de citações, com 12% de reajuste e canetas, citado por 14,3% das pessoas, com reajuste de 11%.
De acordo com a sondagem, o gasto médio por cliente, sem considerar a compra de livros didáticos, ficou em R$ 203,00. A principal forma de pagamento utilizada na loja física é o parcelamento no cartão de crédito, com 78% da preferência. Na segunda posição está a compra à vista no débito, representando cerca de 11,9% da movimentação financeira. À vista pelo Pix ficou com 5,1% das citações.
Desconto no material escolar não tem prevalecido nas lojas do setor. Apenas 27,1% oferecem promoções ao cliente. A média de desconto deste ano ficou acima (11%) da relatada em 2024 (7%) e, segundo a maioria dos empresários (75%), as promoções vão acontecer enquanto durarem os estoques. Nas lojas que oferecem descontos, os principais produtos em promoção são as mochilas, cadernos e borrachas.
PESQUISA
A pesquisa identificou que cerca de 35,6% dos lojistas entrevistados notaram mudança no comportamento de consumo dos pais nas compras de materiais escolares neste ano. Para essa parcela, os pais pesquisam mais (38,1%), estão prudentes ao comprar (28,6%) e reaproveitam o material (4,8%)
Um outro item que chama a atenção são os personagens ou temas mais procurados, segundo os lojistas. Personagens do Stitch, Pokemon, Moana, Patrulha Canina e Disney lideram a lista.
Para o Sindilojas Porto Alegre, a pesquisa confirma o que vem acontecendo nos últimos anos. “O pessoal tem esperado mais para perto do início das aulas, assim se tem mais tempo de buscar melhores preços nos materiais escolares. Estes itens são fundamentais para os estudantes e cremos que as vendas vão crescer nos próximos dias”, comentou Arcione Piva, presidente da Entidade.