Um temporal de verão, localizado e passageiro, atingiu Porto Alegre na tarde desta quinta-feira, 16. O temporal, que iniciou por volta das 15h55, atingiu primeiro a zona Norte e avançou para o Centro e o Sul da cidade. Chuva forte, rajadas de vento e granizo de pequeno tamanho foram registrados durante o temporal passageiro que assolou a capital gaúcha no meio da tarde.
A temperatura alta foi decisiva para a formação das nuvens carregadas. A temperatura máxima na estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia no bairro Jardim Botânico foi de 35,1ºC. Na estação do Aeroclube de Belém Novo, a máxima da tarde foi a 33,5ºC.
O temporal veio com fortes a intensas trovoadas devido aos vários raios nuvem-solo, o que é comum de ocorrer em dias com a atmosfera muito aquecida, como era o caso da tarde de hoje. O vento também foi forte em partes da cidade. Em Porto Alegre, o aeroporto registrou rajadas de vento de 70 km/h. Imediatamente ao Norte, na base aérea de Canoas, o vento chegou a 74 km/h.
No Sul de Porto Alegre, junto ao Guaíba, a estação do clube Jangadeiros registrou vento de 102 km/h. A chuva, como é normal nestes temporais de verão, variou muito dentro da cidade. Em alguns bairros mal choveu e em outros choveu muito em curto período. Onde a chuva foi mais forte foi na área central da capital gaúcha com 20 mm em apenas meia hora, ou seja, cerca de 20% da média do mês todo.
A chuva intensa com raios na área central de Porto Alegre veio acompanhada por queda de granizo com pedras miúdas de gelo observadas nos bairros Centro Histórico, Praia de Belas e Cidade Baixa.