A Polícia Civil deflagrou a Operação Captur, contra suspeitos de sequestrar um adolescente em Viamão no final do ano passado. Quatro pessoas foram presas e um suspeito segue foragido. A ação ocorreu na terça-feira. A ofensiva ocorreu nas cidades de Alvorada, Gravataí e Viamão, e contou com a participação de 45 policiais.
De acordo com a Delegada Jeiselaure de Souza, a investigação começou no dia 16 de dezembro, quando um jovem de 17 anos foi sequestrado no Lago Tarumã. Na ocasião, três homens armados se identificaram como policiais civis e renderam o adolescente. Ele foi mantido por 24 horas em um cativeiro, em Gravataí.
A vítima foi libertada, ainda com algemas, perto de um supermercado no bairro Parque dos Anjos, também em Gravataí. Não houve pagamento de resgate.
No decorrer das investigações foram identificados pelos menos seis homens que participaram da ação criminosa, que foi cuidadosamente planejada e divida em várias tarefas entre os comparsas. O mentor do sequestro já cumpria pena na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc).