Em 2024, as PMEs online do Rio Grande do Sul movimentaram R$ 172 milhões, 36,5% a mais que o registrado em 2023. No total, mais de 2 milhões de produtos foram vendidos, o que representa um aumento de 23,5% ante o ano anterior. Os dados são da Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina e, na análise, foram consideradas as vendas realizadas de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2024 da base de lojistas gaúchos da empresa.
“2024 foi um ano de grandes avanços tecnológicos para as PMEs online, impulsionado pelo aprimoramento do uso de inteligência artificial, que elevou a qualidade dos serviços oferecidos aos consumidores. A criação de estratégias personalizadas e a compreensão profunda das mudanças no comportamento dos clientes se mostraram fundamentais para o sucesso do setor. As datas sazonais continuaram a desempenhar um papel estratégico, com as empresas aproveitando micro tendências e desenvolvendo narrativas autênticas nas redes sociais para engajar e fidelizar seus clientes. Essa abordagem não apenas alavancou vendas pontuais, mas também fortaleceu relacionamentos duradouros ao longo de todo o ano”, pontua Babi Tonhela, diretora de Estratégia de E-commerce na Nuvemshop.
Sobre os meios de pagamento preferidos dos gaúchos, o Pix representou 48% de todos pedidos pagos, seguido pelo cartão de crédito, com 42% do total. Em relação aos segmentos que mais faturaram no Rio Grande do Sul, Moda (R$ 43 milhões) lidera, seguido por Acessórios (R$ 9 milhões), Saude & Beleza (R$ 8,8 milhões) e Casa & Jardim (R$ 6 milhões).
Em todo Brasil, a quantidade total de consumidores que compraram nos e-commerces de PMEs em 2024 chegou a 7,3 milhões e o faturamento foi de R$ 4,7 bilhões (42% superior ao de 2023). Os produtos mais vendidos no período foram: granola, agendas, regatas, creatina, camisetas e calças.