A Brigada Militar apreendeu armas e deteve cinco suspeitos de atear fogo em residências em Capão da Canoa, no litoral Norte. O bando foi localizado enquanto tripulava um veículo na Estrada do Mar, próximo ao acesso da praia de Curumim. O caso foi registrado na noite de domingo, mas foi divulgado na manhã desta segunda-feira.
Os presos são quatro homens de 21, 22, 23 e 33 anos, além de uma mulher, de 47 anos. A ficha criminal do quinteto soma passagens por homicídio, tráfico, roubo, porte ilegal de armas, ameaça, receptação, entre outros delitos. Havia um mandado de prisão em aberto contra um deles. Outro, tinha fugido do sistema prisional na última quarta-feira.
Todos eles seriam integrantes de uma quadrilha que, desde o início do mês, disputa pontos de tráfico na região. Foram apreendidas três pistolas calibre 9 milímetros de uso restrito, munições e uma garrafa com gasolina.
Ainda no domingo, durante o dia, o grupo teria incendiado casas onde moram rivais no distrito de Capão Novo. Pelo menos dois imóveis foram consumidos por chamas. Ninguém ficou ferido na ocasião.
Os envolvidos fugiram após o incêndio, mas acabaram sendo localizados por volta 21h20min. A captura foi fruto da troca de informações entre militares do Setor de Inteligência da corporação e a Força Tática do 2° Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (2º BPAT).
A malta foi abordada em um Volkswagen Polo Tsi, com placas clonadas. O automóvel havia sido roubado na avenida Independência, em Porto Alegre, na sexta-feira.
Informalmente, os criminosos admitiram ter incendiado imóveis horas antes em Capão Novo. Também foi dito aos PMs que a ordem de atear fogo no local havia partido de dois detentos no Complexo Prisional de Charqueadas. Por fim, eles ainda revelaram a existência de um sítio em Maquina que era utilizado como base por traficantes.
Um segundo automóvel em situação de roubo foi localizado na propriedade rural. A ocorrência ali também contou com o efetivo do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), que esteve no local para desativar uma granada.