Trensurb confirma retomada das operações até a Estação Mercado no dia 24 de dezembro

Ônibus seguirão fazendo o trajeto da Estação Farrapos até o Centro de Porto Alegre após as 20 horas durante a semana e nos domingos

Foto: Ayslan Sylon/Trensurb/Divulgação

A Trensurb anunciou nesta sexta-feira, o retorno dos serviços de trens até o Centro de Porto Alegre a partir de 24 de dezembro, voltando a operar o trajeto completo no trecho entre Novo Hamburgo e Mercado, atendendo as 22 estações. No decorrer dos próximos meses, serão necessárias intervenções para recuperação desses segmentos da ferrovia.

“Foram meses de trabalho intenso de todos os trabalhadores da Trensurb para que pudéssemos cumprir a meta de restabelecimento dos serviços até a Estação Mercado. Sabemos da importância da Trensurb enquanto empresa pública federal para toda a população e para a economia da Região Metropolitana”, destaca o diretor-presidente Nazur Garcia.

Para que se possa dar continuidade aos serviços de reconstrução até a sua plenitude, algumas adaptações foram anunciadas por mais seis meses. Durante o período, para assegurar o progresso contínuo das obras, o serviço de transporte será complementado, no trecho entre as estações Farrapos e Mercado, pelo uso de ônibus em horários específicos: após às 20h, de segunda a sábado, e aos domingos, das 5h às 23h.

“É um trabalho que mobiliza maquinários pesados e muita mão de obra. Conseguimos reconstruir, nesta primeira etapa, a via da região da bacia metroferroviária que foi a mais danificada, para que pudéssemos chegar até a Estação Mercado com a devida segurança. Seguimos comprometidos em trabalhar para oferecer uma infraestrutura totalmente recuperada e melhor do que era antes da enchente. Chegar no Centro de Porto Alegre é uma grande vitória para toda a população”, conclui o diretor-presidente.

Feriados de Natal e Ano Novo

O trajeto de trem será completo entre as estações Novo Hamburgo e Mercado, das 5h às 20h; após, os ônibus complementam a viagem no trecho Farrapos-Mercado (atendendo São Pedro e Rodoviária). A grade horária de intervalos entre viagens será a de domingos e feriados.