Canoas passa a contar com Plano Local de Ação Climática

Documento representa o compromisso da cidade com o enfrentamento das mudanças climáticas

Foto: Graziele Albuquerque / Prefeitura de Canoas / CP

Nesta quinta-feira, a Prefeitura de Canoas realizou a V Conferência Municipal do Meio Ambiente e Saneamento Ambiental, no Auditório do Canoasprev, no Centro. Durante a abertura do evento, o prefeito Jairo Jorge recebeu oficialmente o Plano Local de Ação Climática (PLAC), elaborado em parceria com o Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais (ICLEI) Governos Locais pela Sustentabilidade. O documento foi entregue pelo diretor do ICLEI, Rodrigo Perpétuo, e representa o compromisso do município com a sustentabilidade e o enfrentamento das mudanças climáticas.

Na abertura do evento, o prefeito Jairo Jorge destacou a relevância do plano diante dos desafios climáticos enfrentados pela cidade, especialmente após a enchente de maio deste ano. “Os eventos extremos deixaram de ser algo genérico ou distante em Canoas. A enchente que atingiu o lado Oeste da cidade é um exemplo claro de como as mudanças climáticas estão impactando nossas vidas. Este plano é uma ferramenta estratégica para planejarmos e executarmos ações que protejam nossa população e nosso território”, afirmou.

O secretário de Meio Ambiente, Bernardo Caron, reforçou a necessidade de estratégias baseadas em ciência e planejamento. “Eventos climáticos extremos estão se tornando mais frequentes e intensos. Canoas foi uma das cidades mais atingidas pela enchente de maio, e, por isso, precisamos de estratégias consistentes e adaptativas”, destacou.