Intenção de compras para o Natal projeta injeção de R$ 595 milhões na economia da capital

Conforme o Sindilojas, roupas seguem na liderança da intenção de compras para a data

Crédito: Divulgação

Um percentual de 40,5% dos presentes de Natal deverá ser comprada no cartão de crédito parcelado neste ano. É o que revela a pesquisa feita pelo Sindilojas Porto Alegre. Conforme os dados, na sequência aparecem compras à vista em dinheiro (26,8%), à vista no cartão de débito (22,8%) e à vista no Pix (18,3%).

No estudo, foi identificado ainda que as lojas de rua devem receber o maior movimento nas próximas semanas, pois 61% das compras devem ser realizadas nesses locais, seguidas de lojas de shopping (52,8%) e o E-commerce (23%). Neste ano o ticket médio deve ficar em torno de R$ 196,00, variação nominal de 4,80% em relação a 2023, quando este valor foi de R$ 187,00. O total gasto com todos os presentes de Natal deve ficar em R$ 770,00, em média. A expectativa é que as compras para a data movimentem cerca de R$ 595 milhões, 3,30% a mais que no ano passado.

A pesquisa também trouxe a informação de qual a época preferida pelos consumidores para realizar as compras. Constatou-se que a maioria, 43% preferem efetuar as compras na semana anterior ao natal. Um total de 34,3%, 15 dias antes, 5,3% dos itens deve ficar para a véspera. 2% citaram já terem comprado.

PRESENTES

Na pergunta relacionada a qual produto os consumidores pretendem comprar para dar de presente, as roupas lideram com 62,3% das respostas. Brinquedos (38,8%) e cosméticos/perfumaria/produtos de higiene (25,5%) completam a lista dos produtos top 3. Produtos como acessórios, bebidas, panetone e chocolate, de valores mais baixos também foram citados.

Quando perguntados o que gostariam de ganhar, os respondentes citaram: Roupas: 38,3%; Cosméticos:17,8%; Calçados: 14%; Eletrônicos/ Eletroportáteis: 8%. O estudo identificou ainda que o diferencial que os fariam escolher uma loja para a compra de natal foi liderado por benefício para pagar (50,3%), oferecimento de brindes (35,3%), ajuda para dar um presente diferente (31,5%) e sentir-se seguro para comprar (19,8%). Os que mais deverão receber a lembrança na data mais movimentada do comércio serão pai/mãe (63,8%), filhos (59%) seguidos de esposo (a) / companheiro (a) (42,8%), netos / bisnetos (20,8%) e irmãos (15,3%). Os amigos apareceram na lista com 6% das intenções de receber presente.

Segundo o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, a expectativa para o Natal – data mais forte para os lojistas – é positiva. “O depósito do 13º salário, a questão do sentimento natalino, trocas de presentes entre as famílias, além da cultura da resiliência do povo gaúcho faz com que o comércio espere por boas vendas agora em dezembro”. “Convenhamos que com a pandemia e na sequência, as enchentes, o comércio varejista se recuperou com certa velocidade e está vem vendendo”, salientou.