Valorização do aluguel na capital indica imóveis compactos como opção para investidores

Pesquisa FipeZap aponta Porto Alegre como a terceira cidade com maior valorização de aluguel

Crédito: Divulgação

O mercado imobiliário de Porto Alegre passa por um período de valorização, com destaque para a rentabilidade e os preços de locação, segundo o índice FipeZAP de Locação Residencial divulgado em dezembro, referente aos dados de novembro. O levantamento indica Porto Alegre como a terceira capital brasileira com maior valorização de aluguel, registrando uma alta de 26,19% nos últimos 12 meses, muito acima da inflação de 4,87% no mesmo período, entre dezembro de 2023 e novembro de 2024.

Esse cenário de valorização de preços é intensificado quando observada a tendência nacional de que imóveis compactos, como studios e apartamentos de 1 dormitório, têm gerado maior rentabilidade para investidores. Em novembro, no país, o preço médio de locação por metro quadrado para apartamentos de 1 dormitório foi, em média, 45% maior em relação aos apartamentos maiores, de 2 ou mais dormitórios.

INVESTIMENTO

Neste contexto, o YZY Full Life, empreendimento da Rio Novo Incorporações, é uma oportunidade para quem busca investir em um imóvel rentável e com localização privilegiada, principalmente para universitários, dispondo de fácil acesso às instituições de ensino superior. A localização do YZY, próxima à PUCRS, foi uma das mais beneficiadas pelo movimento de crescimento da locação em Porto Alegre, com uma alta de 43,7% nos preços de aluguel nos últimos 12 meses.

O empreendimento oferece studios de 44m² que serão entregues 100% mobiliados, podendo ser habitados ou alugados no momento de entrega das chaves. Os imóveis são planejados para atender às necessidades de quem se muda para a capital gaúcha por questões de estudos ou trabalho, dispondo de todo o mobiliário e eletrodomésticos importantes para uma moradia confortável: cama box casal com painel, sofá, guarda-roupas, televisão, mesa e cadeiras, condicionador de ar, fogão por indução, forno elétrico, micro-ondas, refrigerador, armários, prateleiras, espelho e cubas.

Com conclusão de 60% das etapas da obra e previsão de finalização da construção em dezembro de 2025, o YZY tem Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 185 milhões e será composto por 312 apartamentos, sendo eles studios, de 44m², e unidades de 1 dormitório, com tamanhos de 49m² e 58m², todos com vaga de garagem coberta e escriturada também inclusa na compra. 

O empreendimento não foi impactado pelas novas regras de concessão de crédito imobiliário – dificultado a partir dos consecutivos aumentos da taxa Selic –, que diminuem a porcentagem de financiamento do valor total do imóvel, aplicadas desde novembro por instituições bancárias. Os interessados em adquirir unidades no empreendimento conseguem negociar financiamentos de até 90% do valor do bem, condição garantida por contrato entre a incorporadora e a Caixa Econômica Federal.