Porto Alegre registrou maior acumulado de chuva do RS no sábado

Dados do Inmet, divulgados pela Defesa Civil Estadual, apontam precipitação de 84,2mm no Extremo Sul da Capital

Capital registrou chuva forte neste sábado | Foto: Mauro Schaefer

Porto Alegre foi a cidade que registrou maior acumulado de chuva entre a noite de sexta-feira e a noite de sábado no Rio Grande do Sul. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgados neste sábado pela Defesa Civil Estadual. A maior precipitação do Estado no período foi registrada na estação pluviométrica localizada no bairro Belém Novo, no Extremo Sul da Capital, com 84,2mm de chuva.

Já a estação do bairro Jardim Botânico contabilizou 44,2mm no mesmo período, sendo o terceiro ponto do RS com maior acumulado. Em segundo lugar ficou a estação de Barra do Chuí, em Santa Vitória do Palmar, com 57,8mm de chuva. Além dos dados do Inmet, a Defesa Civil Estadual divulgou também o acumulado registrado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), também entre as noites de sexta e de sábado.

Entre os equipamentos monitorados pelo órgão, a maior precipitação foi registrada em Gravataí, com 70mm, seguida por São Jerônimo (64,74mm) e Alvorada (64mm). A chegada da área de instabilidade sobre a região Metropolitana resultou, no sábado, em pontos de alagamentos em alguns bairros de Gravataí. Segundo a MetSul Meteorologia, chegou a chover mais de 30mm em apenas uma hora na cidade.

Além disso, a MetSul alerta para um episódio de instabilidade neste fim de semana, que segue neste domingo, podendo trazer chuva com volumes localmente elevados, com risco ainda de rajadas de vento forte e de temporais isolados, consequência de duas potenciais áreas de baixa pressão que podem se transformar em dois ciclones. As áreas com mais atenção são o Leste e o Sul do RS.