Porto Alegre foi a cidade que registrou maior acumulado de chuva entre a noite de sexta-feira e a noite de sábado no Rio Grande do Sul. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgados neste sábado pela Defesa Civil Estadual. A maior precipitação do Estado no período foi registrada na estação pluviométrica localizada no bairro Belém Novo, no Extremo Sul da Capital, com 84,2mm de chuva.
Já a estação do bairro Jardim Botânico contabilizou 44,2mm no mesmo período, sendo o terceiro ponto do RS com maior acumulado. Em segundo lugar ficou a estação de Barra do Chuí, em Santa Vitória do Palmar, com 57,8mm de chuva. Além dos dados do Inmet, a Defesa Civil Estadual divulgou também o acumulado registrado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), também entre as noites de sexta e de sábado.
Entre os equipamentos monitorados pelo órgão, a maior precipitação foi registrada em Gravataí, com 70mm, seguida por São Jerônimo (64,74mm) e Alvorada (64mm). A chegada da área de instabilidade sobre a região Metropolitana resultou, no sábado, em pontos de alagamentos em alguns bairros de Gravataí. Segundo a MetSul Meteorologia, chegou a chover mais de 30mm em apenas uma hora na cidade.
Além disso, a MetSul alerta para um episódio de instabilidade neste fim de semana, que segue neste domingo, podendo trazer chuva com volumes localmente elevados, com risco ainda de rajadas de vento forte e de temporais isolados, consequência de duas potenciais áreas de baixa pressão que podem se transformar em dois ciclones. As áreas com mais atenção são o Leste e o Sul do RS.