A pesquisa mais recente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Rio Grande do Sul (ABRASEL no RS) apontou que os impactos das enchentes no estado ainda afetam consideravelmente o setor. Segundo o levantamento, 57% das empresas operaram sem lucro durante o mês de outubro — destas, 29% apresentaram prejuízo, enquanto 28% conseguiram se manter no ponto de equilíbrio. Em contrapartida, 40% dos estabelecimentos conseguiram registrar lucro, e os 3% restantes correspondem a negócios que ainda não existiam.
Mesmo diante das dificuldades, os resultados mostram alguma esperança. Se comparado ao mês de setembro, a pesquisa ainda revelou que o faturamento das empresas aumentou para 52% dos associados, enquanto para 27% foi equivalente, e 21% registraram queda.
A presidente da Abrasel no RS, Maria Fernanda Tartoni, reconhece as dificuldades que os empresários têm enfrentado, mas destaca esperança de melhora para o último trimestre do ano. “O setor de alimentação fora do lar no RS ainda enfrenta desafios imensos. No entanto, estamos esperançosos que o fim de ano traga maior movimento. Estamos confiantes na capacidade dos empresários de transformar esse momento em resultados positivos”, afirma Maria Fernanda.
ENDIVIDAMENTO
O endividamento ainda é um ponto sensível: 28% das empresas têm dívidas em atraso, das quais 61% são relativas a impostos federais, 54% a empréstimos bancários e 36% a impostos estaduais. Outros tipos de dívidas incluem encargos trabalhistas e previdenciários (29%), contas de serviços públicos (29%), taxas municipais (21%), fornecedores de insumos como alimentos e bebidas (21%), débitos de aluguel (18%) e gastos com fornecedores de equipamentos e serviços (11%).
A inflação também desafiou o reajuste nos preços. Nos últimos 12 meses, 41% dos estabelecimentos não conseguiram reajustar os preços, enquanto 55% realizaram reajustes conforme ou abaixo da inflação, e apenas 4% conseguiram reajustar acima da inflação. Esse cenário de dificuldades para repassar os aumentos de custos pressiona ainda mais as margens de lucro dos negócios.