Por falta de quórum, foi postergado para esta quinta-feira o final da eleição para a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte de Porto Alegre (Stetpoa), iniciado na terça e com previsão inicial de encerramento na quarta. De acordo com a comissão eleitoral, faltam ainda em torno de 150 votos para atingir o mínimo necessário, que é de pouco mais de 860 votos. A apuração começa imediatamente depois do fechamento das urnas.
Com isso, a votação transcorre somente na sede do sindicato, na avenida Venâncio Aires, bairro Cidade Baixa. Duas chapas concorrem ao pleito, para um mandato de cinco anos: a Chapa 1 tem como candidato a presidente Adair da Silva, que busca a reeleição, e a Chapa 2, de oposição, tem como postulante ao cargo Adão José dos Santos, o Adão Gigante.
Desde terça-feira, havia 13 urnas instaladas, uma em cada uma das 12 garagens da cidade: VTC, Carris, Belém Novo, VAP, Presidente Vargas, Sudeste, Navegantes, Nortran, Sopal, Restinga, Gasômetro e Trevo, e a 13ª na sede. O voto não é obrigatório, e restrito aos 1.726 sócios do sindicato na Capital. A expectativa é que o nome do vencedor seja conhecido em algumas horas. No total, a categoria rodoviária tem 3,6 mil representantes em Porto Alegre.
A Chapa 1 destacou as conquistas realizadas até o momento, como a criação de uma delegacia especializada para combater roubos e assaltos no transporte coletivo, resultando na diminuição de ocorrências deste tipo. Já a Chapa 2 coloca, entre suas principais bandeiras de campanha, a reposição salarial para a categoria e equivalência de benefícios com as entidades da região metropolitana, além da retomada de cobradores nos ônibus.