Prefeitura de Porto Alegre cria força-tarefa para agilizar encaminhamentos para Compra Assistida

Uma equipe de contratados do Escritório de Reconstrução realiza ligações para os beneficiados

Foto: Cindy Vitali / SMHARF / PMPA / Divulgação

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), iniciou uma ação de busca ativa com famílias atingidas pela enchente e que foram habilitadas a receber uma nova moradia através do programa Compra Assistida do governo federal. Para agilizar os encaminhamentos e reiterar às famílias o acesso ao benefício, uma equipe de contratados do Escritório de Reconstrução iniciou uma escala de ligações para os beneficiados, que já resultou em 1.136 atendimentos desde 18 de novembro.

O secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, ressalta que o município, ao iniciar essa ação, se importa com o direito à moradia das famílias atingidas pela enchente. “A ideia da busca ativa surgiu porque percebemos que muitas famílias já habilitadas no Compra Assistida não tinham sequer realizado um movimento de procurar à Caixa Econômica Federal.”

As equipes que estão participando da força-tarefa das ligações realizaram um treinamento junto à Caixa para darem todo o suporte e esclarecimento de dúvidas a respeito do programa habitacional. Os trabalhos ocorrem das 9h às 17h.

Compra Assistida

O papel da prefeitura no programa do governo federal é organizar os cadastros das pessoas que são dependentes de programas governamentais e tiveram suas residências destruídas pela enchente de maio. A partir do envio da identificação dos imóveis e moradores para o Ministério das Cidades, cabe à Secretaria Nacional de Habitação a análise e aprovação – ou eventual necessidade de correção – dos cadastros. A última etapa é a escolha do imóvel a ser comprado pela Caixa Econômica Federal no valor de até R$ 200 mil em nome do morador beneficiado.