O cenário de calor e abafamento que está presente em parte do Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira, agrava os riscos de temporais isolados. Segundo a MetSul Meteorologia, às 9h já havia estações reportando temperaturas acima de 30ºC.
Já no período da tarde, áreas de instabilidade trazem chuva para diferentes locais do Estado, onde há a possibilidade de temporais isolados. Estações do Instituto Nacional de Meteorologia marcavam às onze da manhã de hoje temperaturas de 32,9ºC em Campo Bom; 32,1ºC em Porto Alegre e Teutônia; 30,9º C em Serafina Corrêa; e 30,2ºC em Passo Fundo.
Em meio ao calor, áreas de instabilidade que avançaram do Nordeste da Argentina foram responsáveis por causar chuva em setores do Oeste e do Noroeste do Rio Grande do Sul. Na cidade de Uruguaiana, a estação oficial registrou 23 mm, elevando o total da semana para 100 mm.
A tendência é que a instabilidade da Metade Oeste migre para o Leste gaúcho. Além disso, novas áreas de instabilidade devem se formar sobre o Rio Grande do Sul com a alta temperatura. Como consequência, a MetSul Meteorologia alerta para o risco de temporais isolados no estado da tarde para a noite desta quarta-feira e ainda nas primeiras horas da quinta-feira, quando a instabilidade tende a ser maior na Metade Norte gaúcha.
Uma vez que o sol apareceu no Leste gaúcho e a temperatura está muito alta podem se formar novas áreas de instabilidade de maior intensidade localizadas capazes de gerar tempo severo isolado.
Por isso, nas próximas horas não se pode afastar a possibilidade de chuva forte isolada e temporais localizados em diferentes pontos do Rio Grande do Sul. Salientamos, entretanto, que não se trata de situação de tempo severo generalizado e quaisquer ocorrências tendem a ser pontuais e localizadas.