Após seis meses das enchentes de maio terem atingido 600 mil micro e pequenos negócios gaúchos e desabrigando quase 1 milhão de pessoas em grande parte do estado do Rio Grande do Sul, empreendedores gaúchos ainda enfrentam dificuldades para uma retomada nos negócios. Para somar esforços às iniciativas de recuperação da região, o Instituto UmPraMuitos, de Porto Alegre, e a Trê Investindo com Causa, de fomento a negócios de impacto, se uniram para lançar o Programa Recomeço, que amplia a oferta de recursos e oferece um plano de gestão customizado e gratuito a nano e microempreendedores que de alguma forma ainda não foram contemplados com recursos públicos ou privados para reerguerem seus negócios.
De julho a outubro foi executado um Piloto do Programa Recomeço para validar a metodologia de trabalho. A missão agora é buscar captar recursos para escalar o Programa. A meta é captar R$ 1,2 milhão para viabilizar novas rodadas do Programa, com duração de 4 meses cada, atendendo até 60 empreendedores.
Podem participar micro e nano empreendedores, que, após uma seleção, receberão uma trilha de encontros com os especialistas e construirão projetos de recuperação conforme a necessidade, juntamente com recursos para investimentos. O objetivo é somar esforços para reestruturar de forma mais sistêmica partes do território atingido.
“A recuperação de mais de meio milhão de micro e pequenos empreendedores que tiveram seus negócios destruídos deve ser um objetivo de toda a sociedade – públicas, privadas e da organização civil. Mais de 300 mil pessoas tiveram suas atividades laborais impactadas, afetando seu sustento diário e prejudicando o fluxo econômico do comércio e serviços na região. Diante disso, a ideia é que os pequenos empreendedores possam reorganizar suas vidas e seus negócios por meio do apoio estratégico e financeiro, com os recursos que o programa irá captar”, ressalta Aliomar de Oliveira, idealizador e fundador do Instituto UmPraMuitos.
DOAÇÕES
A gestão das doações recebidas será feita pelo “Fundo Filantrópico Recomeço RS”, administrado pela Trê Investindo com Causa. O objetivo é o desenvolvimento sustentável da área afetada e o fortalecimento de toda a base econômica para preparar a região se houver mais casos futuros como o ocorrido. O programa também tem como objetivo secundário apoiar consultores locais que sofreram com o impacto da retração econômica no estado do Rio Grande do Sul, principalmente na região metropolitana de Porto Alegre. E, além disso, oferecer uma solução pragmática para quem tem interesse em apoiar a reconstrução dos municípios no estado.
A meta é angariar recursos entre investidores, grandes empresas, filantropos e pessoas físicas que queiram contribuir com a causa. Após a captação, serão abertas as inscrições para que nano e micro empreendedores possam se cadastrar e participar da seleção.