O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, e o secretário municipal de Segurança Pública, Álex Brandão, participaram de uma reunião no Palácio Piratini, a convite do governador em Exercício, Gabriel Souza. O encontro aconteceu logo após a coletiva de imprensa do Governo do Estado sobre o assassinato a tiros de um preso, no último sábado, no interior do Complexo Prisional de Canoas.
“Uma das questões que trouxemos é a recuperação da ideia original de um presídio modelo, que não admitiria de maneira nenhuma presos de alta periculosidade, especialmente aqueles envolvidos com o narcotráfico. Eu recebi dele a garantia de que isso irá acontecer, até o fim de dezembro, com aqueles presos em situação transitória em razão das obras que estão sendo feitas no Presídio de Alta Segurança (PASC). Eles sairão da Penitenciária de Canoas e voltarão para a PASC”, disse Jairo Jorge.
Outra pauta discutida foi a reativação de práticas concretas por meio do Comitê de Gestão Estratégica, uma parceria de ações estratégicas entre a Prefeitura de Canoas e o Governo de Estado. “O comitê foi criado e idealizado quando o Complexo Prisional de Canoas foi pensado ainda no governo Yeda Crusius. O Município quer que o Comitê entre em funcionamento, o que já estava previsto para dar segurança a essas ações estratégicas. E hoje tivemos a palavra que colocaremos em prática a quatro mãos para acompanhar, fiscalizar e deliberar sobre as ações”, acrescenta. O prefeito reforçou ainda que o complexo prisional é o único do Rio Grande do Sul com bloqueador de celular.
Os representantes da Prefeitura de Canoas participarão de outra reunião, na tarde desta terça-feira, na sede do Ministério Público (MP), em Porto Alegre. No encontro, serão traçadas ações em parceria com setores da Administração Municipal.