Indústria fornece 511 litros de tinta para mural em homenagem a Lupicínio Rodrigues

Iniciativa é em alusão aos 150 anos do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS).  

Crédito: Léo Salvador/Divulgação

Porto Alegre ganha mais um marco cultural em sua paisagem urbana com a criação de um mural em homenagem ao cantor e compositor Lupicínio Rodrigues, uma das figuras mais icônicas da música brasileira. A obra integra a programação da 9ª edição da Virada Sustentável, maior festival de sustentabilidade da América Latina, e foi pintada em uma empena de 500 m² no Foro Central de Porto Alegre – Prédio II, em alusão aos 150 anos do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS).  

Com o apoio da Tintas Renner, marca PPG que forneceu 511 litros de tinta para a realização do projeto, o mural foi assinado pelo renomado artista Kelvin Koubik, responsável por outras obras emblemáticas da série Personagens, como os painéis de José Lutzenberger e Daiane dos Santos. A homenagem a Lupicínio Rodrigues, que eternizou a boêmia e a vida noturna de Porto Alegre em suas composições, trouxe elementos que celebram o espírito cultural e a história da cidade.  A pintura do Mural Lupi foi concluída no dia 4 de novembro, quando foi realizada uma cerimônia especial que contou com apresentação da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul. 

O mural faz parte do projeto Arte Urbana na Virada, viabilizado pelo Pró-Cultura RS, com patrocínio da Sulgás, Coopernorte, Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) e apoio da Tintas Renner. A iniciativa também tem o apoio da Lei Rouanet e faz parte do esforço conjunto para a promoção de atividades artísticas e culturais que dialoguem com a sustentabilidade e a conscientização social.

A Virada Sustentável ocorreu entre os dias 4 e 10 de novembro, com uma ampla programação que incluiu projeções no Largo dos Açorianos, ações culturais e artísticas em diferentes pontos da cidade e iniciativas voltadas para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.