A Black Friday está presente na rotina de compras dos gaúchos – 45,2% afirmam que vão fazer compras na data –, assim como a intersecção da Black Friday com o Natal. É o que revela pesquisa feita pela Fecomércio-RS e que se dá tanto pela possível redistribuição de gastos entre as datas, com 39,1% dos que comprarão na Black Friday afirmando que quanto maior gasto em novembro, menor o gasto no Natal, quanto pelo aproveitamento da data para comprar os presentes do Natal (ou algum dos presentes), conforme afirmaram 48,9% dos que comprarão na Black – o que corresponde a mais de um quinto (22,1%) de todos entrevistados da pesquisa.
Ainda, sobre o impacto das enchentes de maio, entre os que vão comprar na Black, quase um quarto (24,1%) referiu que isso influenciou sua decisão de gastar: 13,2% indicaram gastos maiores e 10,9% gastos menores. A pesquisa teve como público-alvo consumidores com interesse em realizar compras de Natal, entrevistados no período de 10 a 23 de outubro de 2024. Foram realizadas 385 entrevistas na principal cidade de cada Macrorregião do Estado: Santa Maria, Porto Alegre, Caxias do Sul, Ijuí e Pelotas.