O interesse pela compra de presentes na Black Friday cresceu de 10,4% (em 2023) para 13% (em 2024). É o que mostra pesquisa da CDL Porto Alegre e que também revelou queda na compra de itens para uso próprio, diminuindo de 46,8% em 2023, para 45,5%, em 2024. Os principais benefícios buscados pelos consumidores são o Frete Grátis (45,5%), o Desconto Progressivo (35,3%), o Cashback (12,2%) e o Programa Fidelidade (3,6%).
Para o presidente da CDL POA, Irio Piva, “o crescimento na intenção de presentear é reflexo do ano que tivemos marcado pela reconstrução e pela solidariedade. Com isso, o varejista pode auxiliar oferecendo promoções com benefícios significativos que contribuam para a facilidade da compra de itens para consumo próprio e para presente”.
Segundo o dirigente da Entidade, 67,4% dos consumidores da Capital veem relevância da Black Friday: “a consolidação da Black Friday no Brasil é reflexo do cuidado com que o varejo tem dado à data, oferecendo promoções com benefícios significativos ao consumidor, o que contribui para a credibilidade cada vez maior da data junto ao consumidor”.