Cartilha dá dicas para não cair em golpes na Black Friday

Especialista alerta que consumidores e lojistas devem seguir algumas dicas de segurança

Crédito: Paulo Pinto/Agência Brasil

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, preparou um guia com orientações e direitos assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor para orientar os brasileiros a aproveitarem as promoções da Black Friday de forma mais segura e consciente. O evento comercial deste ano ocorre em 29 de novembro.

“O documento surge em um contexto de crescimento das compras online no Brasil e do aumento das reclamações durante grandes eventos de promoção, como ofertas falsas, preços inflacionados antes dos descontos e problemas na entrega de produtos”, explicou a Senacon.

Na edição de 2023, as plataformas de proteção ao consumidor receberam mais de 7 mil queixas de cidadãos frustrados com falsas promessas de descontos e de vantagens. O objetivo agora é oferecer as ferramentas necessárias para identificar promoções reais e evitar práticas abusivas. A Senacon informou ainda que vai monitorar o mercado e atuar em parceria com órgãos de defesa do consumidor para coibir irregularidades e aplicar sanções a empresas que desrespeitarem os direitos dos consumidores.

A secretaria também incentiva o uso da plataforma Consumidor.gov.br para a resolução direta de conflitos entre consumidores e empresas cadastradas. “Mais de 80% das reclamações registradas no portal têm desfecho positivo”, diz o texto.

Para Edmilson Maleski, CEO da Uappi, empresa especializada em e-commerce e soluções tecnológicas, a Black Friday de 2024 promete aquecer o mercado de e-commerce no Brasil, com avanços tecnológicos e novas ferramentas para aprimorar a experiência de compra. No entanto, para garantir que as promoções sejam seguras e vantajosas, é essencial que tanto os consumidores, quanto os lojistas, sigam algumas dicas de segurança

PARA CONSUMIDORES

Escolha lojas confiáveis: antes de realizar uma compra, busque informações e pesquise sobre a loja. Sites como o Reclame Aqui e comentários nas redes sociais podem oferecer um panorama da reputação da empresa. Prefira e-commerces com boas avaliações e que já sejam conhecidos.

Alertas ativos de ofertas confiáveis: configure alertas de ofertas em sites ou aplicativos de lojas confiáveis. Muitas lojas oficiais oferecem notificações para informar sobre promoções, ajudando você a evitar sites desconhecidos ou enganosos que prometem descontos irreais.

Desconfie de descontos exagerados: descontos acima de 80% podem ser tentadores, mas também podem indicar uma oferta enganosa. Consulte os preços dos produtos em diferentes lojas e observe o histórico de preços para confirmar se o desconto é real.

Confirme a política de trocas e devoluções: em períodos de alta demanda, como a Black Friday, algumas lojas podem ter políticas de troca e devolução diferentes. Antes de comprar, verifique as regras para trocas, devoluções e possíveis taxas associadas.

Planeje a compra com antecedência: muitos sites iniciam promoções dias antes da Black Friday. Pesquisar os itens e marcas que você gostaria de adquirir anteriormente, ajuda a organizar suas compras.

PARA EMPRESAS

Estoque e transparência nas ofertas: é importante verificar se o estoque está alinhado com as promoções a fim de evitar problemas de disponibilidade e controle dos pedidos. Além disso, as empresas devem ser transparentes, quanto aos descontos oferecidos, detalhando as porcentagens reais para evitar o estigma de “Black Fraude” e fortalecer a confiança do consumidor.

Ferramentas de detecção de fraude: use softwares especializados que identificam comportamentos suspeitos, como tentativas de múltiplas compras em curto intervalo ou pagamentos feitos de dispositivos não selecionados. O próprio Google já traz essa opção no navegador, isso ajuda a proteger a empresa e os consumidores de tentativas de golpes.

Atenção na oferta, mas também nas entregas: estabeleça parcerias com empresas de logística confiáveis ​​e garanta que o estoque esteja atualizado em tempo real. Isso evita vendas de produtos esgotados e melhora a satisfação do cliente ao assegurar que as entregas ocorram no prazo estipulado.

(*) Com Agência Brasil