Após um 2024 marcado pela crise climática, o fim do ano promete ser de reconstrução e cuidados. Conforme pesquisa realizada pela CDL Porto Alegre, a Black Friday terá uma queda de 20 pontos percentuais nas compras de eletrônicos em comparação com 2023, indo de 34,3% para 13,4%. Este ano, o foco está em eletrodomésticos, 29%, ante 27,6% em 2023; e itens de moda e acessórios, 26,4% ante 19,2% no ano anterior.
Para o presidente da CDL Porto Alegre, Irio Piva, as enchentes estão alterando o consumo do ano. “Ainda não se terminou de resolver os problemas das enchentes. Há pessoas repondo itens que doaram para ajudar o próximo, mas também estamos tendo a reposição de produtos de pessoas que perderam tudo. Em ambos os casos, o cenário de consumo é alterado. As pessoas estão planejando as compras para cuidar de si mesmas e de suas casas”.
A pesquisa da CDL POA mostra também que, diferentemente de 2023, a Black Friday terá crescimento de compra de produtos para presentear. No ano anterior, 10,4% dos respondentes indicavam compras para presente. Em 2024, 13% irão presentear alguém. Apesar do crescimento, 45,5% dos pesquisados ainda comprarão para si mesmos (ante 46,8% em 2023); e 41,6% irão fazer compras para si mesmo e para presente (ante 42,7% em 2023).
O aumento da busca por eletrodomésticos e a intenção de presentear fazem com que o ticket da compra da Black Friday de 2024 aumente. Conforme a pesquisa da CDL POA, 46,5% dos pesquisados investirão mais de R$ 1 mil em compras; 21,3% de R$ 501 a R$ 1 mil; e 15,2% de R$ 301 a R$ 500.