BM promove inclusão de jovens portadores de necessidades especiais em Rio Pardo

Efetivo do 2º BPM organizou atividades com foco no desenvolvimento emocional e cognitivo de participantes

A Brigada Militar promoveu a inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais em Rio Pardo. Isso porque, nesta semana, atividades com foco no desenvolvimento emocional e cognitivo do grupo ocorreram na área central do município. Os participantes foram jovens da Escola Renascer da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que também são alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Foi o efetivo do 2º BPM que organizou a ação. As atividades incluíram passeios em viaturas e dinâmicas interativas, com foco em reforçar valores como respeito e igualdade, e também para proporcionar novas experiências aos jovens.

Os policiais compartilharam com a turma lições sobre responsabilidade, controle emocional, riscos e consequências. Houve ainda ensinamentos sobre prevenção às drogas e segurança no trânsito, com intuito de ajudar os alunos a compreender a importância de tomar decisões conscientes e de lidar com situações do cotidiano.

A turma também teve chance de conhecer as instalações do 2º BPM. A ideia foi facilitar a compreensão sobre a rotina dos policiais, e reforçar os conceitos aprendidos ao longo do programa.

O Proerd tem como objetivo prevenir a violência e o uso de drogas entre crianças e adolescentes, assim como promover a cultura do respeito, da segurança e da cidadania. A iniciativa consiste em um programa educativo, que é promovido em escolas por PMs voluntários.