Portos RS anuncia dragagem emergencial do Canal Itapuã

Início da obra depende de condições meteorológicas favoráveis para garantir a segurança e eficiência das operações da draga

Navio Mount Tarakani foi a primeira embarcação a ficar encalhada no Canal Itapuã devido a diminuição do nível do Guaíba na região | Foto: William Jadoski / Divulgação / CP

A Portos RS informou nesta quinta-feira que a dragagem emergencial do Canal Itapuã está preparada para ser iniciada. De acordo com a empresa, o contrato foi assinado, as licenças ambientais necessárias foram aprovadas e a draga já está abastecida e posicionada em Porto Alegre para o início dos trabalhos.

No entanto, de acordo com a Relatório de Viabilidade Operacional da empresa de Navegação Turistinha Ltda, o início da obra depende de condições meteorológicas favoráveis para garantir a segurança e eficiência das operações. As condições climáticas seguem sendo monitoradas atentamente para que os trabalhos iniciem assim que possível.

“Reforçamos o compromisso com a execução desta obra essencial para o pleno reestabelecimento da navegabilidade das hidrovias de carga do Rio Grande do Sul”, diz o comunicado da Portos RS.