O Banco Central do Brasil (BC) divulgou nesta quinta-feira, 21, o Relatório de Estabilidade Financeira (REF) referente ao primeiro semestre de 2024, onde considera que não há risco relevante para a estabilidade financeira. O documento é uma publicação semestral destinada a apresentar o panorama da evolução recente e as perspectivas para a estabilidade financeira no Brasil.
O Sistema Financeiro Nacional (SFN) permanece com capitalização e liquidez confortáveis e provisões adequadas ao nível de perdas esperadas. Além disso, os testes de estresse de capital e de liquidez demonstram a robustez do sistema bancário.
O financiamento à economia real voltou a acelerar em linha com o crescimento da atividade econômica acima do esperado. A aceleração do crédito às famílias foi mais acentuada nas carteiras de financiamento de veículos e de crédito não consignado. A retomada do crédito bancário às pessoas jurídicas foi puxada pelas grandes empresas, ainda que de forma moderada se comparada ao financiamento via mercado de capitais.
APETITE AO RISCO
As instituições financeiras elevaram levemente o apetite a risco. Para as famílias, além da reaceleração em quase todas as modalidades de crédito, houve alguma flexibilização nos critérios de contratação. Para as empresas, o ritmo de crescimento do crédito aumentou, mas os critérios de contratação não se alteraram de forma significativa. Os riscos relacionados à situação financeira de famílias e empresas continuam demandando a preservação da qualidade das concessões.
A rentabilidade do SFN segue melhorando gradualmente. Como sugerido no REF anterior, a materialização de risco de crédito perdeu força e reduziu a pressão sobre as despesas com provisões. Além disso, o resultado de juros com operações de crédito segue em elevação, e as receitas de serviços reaceleraram. A perspectiva é a rentabilidade continuar em melhora gradual, suportada por despesas com provisões relativamente estáveis, despesas operacionais sob controle e crescimento das receitas, principalmente de serviço.
O REF também traz avaliações sobre o sistema financeiro internacional e sobre as infraestruturas do mercado financeiro, e apresenta o resultado da pesquisa de estabilidade financeira. Além disso, os seguintes temas foram selecionados para esta edição: (i) Atuação do BC para assegurar a estabilidade financeira e amenizar os efeitos das enchentes no Rio Grande do Sul, (ii) Risco climático de transição: estimativa de impacto no SFN, (iii) Convergência regulatória com os padrões contábeis internacionais: instrumentos financeiros e hedge e (iv) Gestão de crises tecnológicas e cibernéticas.