Estão liberadas para o trânsito, desde a noite de quinta-feira, as pistas do vão móvel do Guaíba, entre os quilômetros 96 e 98 da freeway, em Porto Alegre, após a finalização dos trabalhos na pista leste, no sentido em direção ao litoral, por parte da CCR ViaSul, concessionária administradora da rodovia. Também não estão mais bloqueadas as faixas nas alças das vias do entorno da ponte pelas avenidas Castelo Branco e Sertório.
Na pista contrária, no sentido em direção ao interior, os reparos deverão iniciar durante a primeira quinzena de 2025, para não haver congestionamentos no local durante as festas de final de ano. Depois de iniciadas, as ações devem ser concluídas em dois meses. Na pista já reparada, foram realizados o reforço na estrutura por meio da cravação de estacas e execução dos blocos, revitalização do pavimento e implantação de nova sinalização.
Até então, o limite de velocidade no local era de 20 quilômetros por hora, o que provocava pontos de retenção na via. Também na faixa no sentido às praias, o prazo previsto de finalização era de 60 dias, mas, de acordo com a concessionária, foram adiadas devido a fatores externos que prejudicaram o cumprimento do cronograma, como a alteração no nível na água e no índice de chuvas no local.
Outra consequência das obras até então era a implantação do sistema de contrafluxo no trânsito, obrigando veículos a acessar parte da pista contrária para trafegar no trecho, algo que já não mais ocorre. A liberação do vão móvel, junto à ponte móvel do Guaíba, coincide com o feriado da Proclamação da República, em que geralmente o fluxo de veículos na ponte é menor no sentido à área urbana e elevado na direção das praias.