O 2º Festival de Cinema de Canoas (FECIC) começa nesta sexta-feira, 15 e segue até domingo, 17, no SESC Canoas. A programação dos três dias de atividades envolve a exibição de 35 curtas-metragens nas mostras competitivas Estudantil, Municipal e Estadual, debates com os realizadores, filmes convidados, atrações musicais, números cênicos e sessões de autógrafos de livros ligados ao tema.
A Mostra SESC de Cinema também será exibida durante o evento, que tem sessão especial do longa “Além de Nós” no domingo, às 18h, na presença do ator Thiago Lacerda. O ator Werner Schünemann, um dos homenageados, também estará presente.
As atividades têm início às 14h desta sexta, que será dedicada à categoria estudantil, com o Curta FECIC. Serão 11 filmes concorrendo e ainda a exibição do convidado “Last Day”, ficção de Renato Chama. Também haverá a primeira sessão da Mostra SESC de Cinema.
À noite, ocorre a abertura oficial e a primeira sessão das categorias Municipal e Estadual, com 10 curtas-metragens. Também ocorrerá a primeira homenagem, ao Grupo De pernas pro Ar, e a apresentação do troféu especial que será entregue a todos os premiados desta edição. Criada pela artista plástica Lorena Steiner, a escultura recebeu o nome de Troféu Canoeiros e é produzida em chapa metálica. A obra é uma homenagem ao espírito comunitário dos canoeiros que atuaram como resgatistas durante o período das cheias em Canoas.
No sábado, as atividades começam pela manhã, com o workshop Histórias Estranhas, ministrado por Ricardo Ghiorzi. Para a tarde e noite, estão programadas sessões da Mostra SESC de Cinema e das mostras Municipal e Estadual, além da exibição do filme convidado “Esclerosada não é a Vó”, dirigido por Luiz Alberto Cassol e Erenice de Oliveira.
Às 17h30min, ocorre o bate-papo literário O Cinema de Jorge Furtado, com o autor do livro, Rodrigo de Oliveira e mediação de Boca Migotto. Na sequência, tem a sessão de autógrafos de outro livro ligado ao cinema: “Dicionário de Filmes Gaúchos – Longa-metragem – 1911-2022”, organizado pelo professor e pesquisador Glênio Póvoas e publicado pelo Instituto Estadual de Cinema (Iecine), da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac).
Debates e Homenagens
Nos três dias, haverá debates com realizadores ao final de cada sessão, mediados por Angelo Sergio (Estaduntil) e Gilberto Perin (demais categorias). Também serão feitas as homenagens em cada dia. Serão homenageados o grupo De Pernas pro Ar, por sua criatividade e arte nos palcos e no cinema; Wilton Soares Martins, gerente da Loccal Cinema e televisão, grande e inestimável parceira de toda a comunidade cinematográfica gaúcha; a produtora Gisele Hiltl, responsável por grandes filmes do cinema gaúcho, entre eles o premiado Anahy de Las Misiones; e o ator gaúcho Werner Schunemann, também cineasta, diretor e roteirista, intérprete, entre outros personagens, do general Bento Gonçalves na minissérie “A Casa das Sete Mulheres” (Globo, 2003).