Em dezembro, a rede de concessionárias da Foton começa a comercializar no Brasil o caminhão semileve Aumark S 315 AMT. Importado da China, o veículo foi apresentado ao mercado brasileiro no último mês de junho e, após passar por um rigoroso processo de homologação, está apto para operar em todo território brasileiro.
Com Peso Bruto Total (PBT) de 3.500 kg e motor Cummins 2.5 de 150 cv, o Aumark S 315 AMT pode ser conduzido por motoristas com carteira de habilitação da categoria B e tem como um de seus grandes diferenciais a transmissão automatizada de cinco velocidades fabricada pela ZF.
A transmissão automatizada controla a embreagem e as trocas de marcha automaticamente, sem intervenção direta do motorista, ou seja, sem necessidade do pedal de embreagem. O sistema avalia fatores como rotação do motor e velocidade, selecionando a marcha ideal para otimizar desempenho e economia de combustível.
TECNOLOGIA
A vantagem desta tecnologia é combinar a robustez de uma transmissão manual com a eficiência de uma automática. Ela otimiza as trocas de marcha, reduzindo o desgaste dos componentes da transmissão. Além disso, melhora a segurança ao permitir que o motorista fique mais focado na estrada, ao mesmo tempo que reduz a fadiga em longas jornadas, aumentando a produtividade e a durabilidade do veículo.
“O Aumark S 315 AMT é um caminhão ideal para operações logísticas de pequenas, médias e grandes empresas que necessitam transportar, com eficiência e economia, produtos dentro de áreas urbanas e entre cidades”, afirma Darren Lu, Diretor Geral da Foton no Brasil.
O veículo também conta com sistema de assistência de partida em rampa, que impede o recuo do caminhão em subidas íngremes e aumenta o controle do condutor durante manobras. Para facilitar ainda mais as operações em espaços apertados das cidades, o Aumark S 315 AMT vem com câmera de ré e sensores de estacionamento, elementos que tornam as operações diárias mais seguras e práticas.
ITENS DE SÉRIE
O Aumark S 315 AMT tem mais de 15 itens de série, como painel de instrumentos com display de cristal líquido de 7 polegadas, assento do motorista com sistema de absorção de mola a ar, vidros elétricos, alarme, defletor de ar, faróis de LED, sistema de ajuste automático dos LEDs, volante multifunção, MP3 com conectividade Bluetooth, airbag frontal para motorista e passageiro, sensor e sinal sonoro de marcha à ré e ar-condicionado automático.
Além disso, a Foton oferece, por um preço diferenciado, um pacote extra de itens opcionais que inclui sistemas de detecção de ponto cego e monitoramento de fadiga, retrovisor elétrico e sistema de monitoramento da pressão dos pneus. O Aumark S 315 AMT tem um design que contribui para sua eficiência. O caminhão é equipado com grandes retrovisores integrados, faróis no estilo “hawkeye” (ou “olhos de falcão”) e uma grade dianteira com orifícios em formato de diamante, que melhoram a aerodinâmica do veículo.
No interior, a cabine proporciona excelente isolamento acústico, oferecendo um ambiente silencioso, além de uma ampla visão graças ao para-brisa de grandes dimensões. O motorista também tem à sua disposição 23 espaços de armazenamento para guardar objetos úteis sempre a uma curta distância da mão.
O veículo atende às rigorosas normas de emissão Proconve P8 (Euro 6), refletindo o compromisso da Foton com a sustentabilidade. Suas tecnologias de SCR (Redução Catalítica Seletiva) e de DPF (Filtro de Partículas Diesel), por exemplo, garantem que as emissões sejam significativamente reduzidas, contribuindo para um transporte mais limpo e sustentável.
VERSÕES
O Aumark S 315 AMT estará disponível em duas versões no mercado brasileiro, oferecendo opções de dimensões que atendem a diferentes necessidades de transporte. A primeira versão possui um comprimento total de 5.380 mm, largura dianteira máxima de 2.030 mm, altura de 2.240 mm, distância entre eixos de 2.800 mm e comprimento da plataforma de carga de 3.610 mm. A outra versão, chamada Aumark S 315L AMT, tem um comprimento total de 5.960 mm, largura dianteira máxima de 2.030 mm, altura de 2.240 mm e distância entre eixos de 3.360 mm, com um comprimento de plataforma de carga de 4.170 mm.