A Câmara de Vereadores de Porto Alegre aprovou nesta quarta-feira projeto de lei que prorroga até 31 de dezembro de 2025 o prazo para circulação de veículos movidos por tração humana no município. A proposta encaminhada pelo vereador Jonas Reis (PT) teve 22 votos a favor e 5 contrários e agora aguarda a sanção do Poder Executivo.
Conforme o autor, a lei busca suprir uma lacuna, uma vez que a proibição deste tipo de veículos está em vigor desde junho deste ano, e as entidades ligadas aos trabalhadores conhecidos como carrinheiros, alegam que as inundações de maio e a falta de políticas para a geração de renda alternativa impactam as famílias que dependem da reciclagem na Capital. “A iniciativa buscou proporcionar tempo necessário para o município viabilizar um programa de geração de renda para os catadores, por meio da abertura de novos galpões de triagem e com garantia de remuneração aos recicladores pelos serviços ambientais que prestam à cidade”, destacou o parlamentar.
De acordo com dados da Associação Desabafa, um comitê popular nascido no bairro Farrapos, há, em média, sete mil profissionais que lidam com reciclagem em Porto Alegre. No Quarto Distrito seriam mais de duas mil pessoas atuando.