A Escola de Humanidades da PUCRS, em Porto Alegre (RS), realiza na terça-feira, 19, um evento gratuito e aberto ao público para debater a regulação de novas tecnologias, abordando temas como ética e segurança jurídica. Organizada pelos professores Draiton Gonzaga de Souza e Luis Rosenfield, a programação conta com duas mesas redondas que apresentam perspectivas multidisciplinares sobre o impacto destas inovações, com atenção especial à inteligência artificial.
A primeira mesa ocorre às 8h30, com a participação de Jorge Audy, professor titular da Escola Politécnica da PUCRS, Jaqueline Maia Mânica, psicóloga, Roberto Pich, professor de história, e o professor Draiton Gonzaga de Souza. Já na segunda mesa, que começa às 10h30, os convidados são Janderson Costa da Costa, neurologista, Alexandre Curvelo, advogado, José Conrado Kutz de Souza, desembargador do Tribunal de Justiça do RS, e o professor Luis Rosenfield. “A regulação das novas tecnologias é um assunto de forte apelo e centro dos debates no mundo todo. Precisamos aprofundar esse tema trazendo uma visão plural. Estamos atentos às necessidades do presente, mas especialmente com olhar para o futuro”, adianta Rosenfield.
De acordo com o professor, a ideia do encontro é reunir especialistas de várias áreas, como neurociência, psicologia, história, direito, filosofia e tecnologia, que promovam trocas de ideias, considerando tanto o cenário atual quanto os desafios éticos e jurídicos de longo prazo, frente à presença crescente de tecnologias.