Comércio varejista cresce 4,0% no terceiro trimestre, aponta IBGE

No Brasil, negócios variaram positivamente 0,5% na comparação com o mês anterior

Crédito: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias

Comparado ao mesmo trimestre de 2023, o comércio varejista brasileiro teve alta de 4,0% no terceiro trimestre de 2024. Assim, o período adiciona um ponto à sequência de oito resultados no campo positivo, em volume, para esse indicador. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta terça-feira, 12, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Cinco atividades tiveram alta nas vendas: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (16,1%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (6,0%), Móveis e eletrodomésticos (4,7%), Tecidos, vestuário e calçados (4,2%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,5%). No sentido oposto, ficaram Livros, jornais, revistas e papelaria (-8,0%), Combustíveis e lubrificantes (-3,5%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-2,4%).

No varejo ampliado, o resultado também foi positivo (4,8% no 3º trimestre de 2024 em relação ao mesmo trimestre de 2023), acompanhado por Veículos e motos, partes e peças (15,3%) e Material de construção (8,2%). Já o setor de Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo caiu 6,8% no terceiro trimestre deste ano.