Gerdau desenvolve produto para equipamentos de corte à laser de alta potência

Fruto de inovação tecnológica, produto foi desenvolvido em parceria com o CIT-SENAI MG

Crédito: Divulgação

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, lançou a Chapa Laser Gerdau ASTM A572 50, o primeiro produto nacional projetado para o processamento em equipamentos a laser de alta potência (maior que 10 kW). O novo aço possibilita processamento em maior velocidade, conferindo produtividade e rendimento superiores.

Além disso, entrega maior precisão de corte e menor emissão de CO2, promovendo práticas industriais mais sustentáveis. A Chapa Laser Gerdau elimina a necessidade de equipamentos de corte a plasma normalmente utilizados em determinada faixa de espessura e minimiza processamentos posteriores de usinagem, reduzindo custos operacionais e duplicidade de equipamentos.

Em parceria com a CIT-SENAI (Centro de Inovação e Tecnologia do SENAI), de Minas Gerais, a Gerdau criou um aço para atender a demanda de corte de chapas em maiores espessuras utilizando tecnologia a laser. A companhia identificou essa necessidade do mercado brasileiro e desenvolveu um produto que oferece soluções inovadoras, assegurando maior competitividade ao setor industrial.

O novo produto se une ao amplo portfólio de aços planos da Gerdau e representa uma revolução no mercado nacional. Ele permite que as empresas utilizem apenas um equipamento a laser de alta potência, otimizando a eficiência e simplificando o processo produtivo, sem a necessidade de recorrer a outros sistemas de corte, como plasma. Anteriormente, era necessário ter um equipamento a plasma (cortes entre 12 e 38 mm) e um a laser para cortar materiais de menor espessura (menor que 12 mm).  Muitas vezes, o processo dependia de chapas grossas importadas de produtores internacionais.

A expectativa é que, com esse lançamento, a Gerdau atenda uma das necessidades do mercado, especialmente entre os sistemistas da linha amarela que já possuem equipamentos de laser de alta potência.