Fundo da ONU lança cartilha de enfrentamento à violência de gênero baseada nas cheias do RS

Objetivo do material é instrumentalizar profissionais que trabalham na resposta a situações de crise

Foto: Ricardo Giusti / Correio do Povo

O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), em parceria com os governo federal e do Rio Grande do Sul, lançou nesta terça-feira, em Porto Alegre, um guia de enfrentamento à violência baseada no Gênero. A cartilha é voltada para situações de crise e foi organizada a partir da emergência climática enfrentada pela população do Estado.

Representando o Ministério do Desenvolvimento Social, a coordenadora de campo da Força Nacional do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Priscila Leite, afirmou que o objetivo do material é instrumentalizar os profissionais que trabalham com o enfrentamento às situações de crise.

“Em situações como as vividas em maio deste ano, a questão da violência ganha uma dimensão maior, então, o lançamento deste guia é de extrema importância para orientar a todos nós, para que a gente saiba a quem recorrer e como agir”, defendeu a especialista.

“Este material é construído sob a ótica dos nossos desafios culturais, territoriais e vai possibilitar que a nossa rede de assistência social esteja apta para enfrentar esse tipo de situação com mais compreensão sobre o tema”, lembrou o secretário de Desenvolvimento Social do RS, Beto Fantinel.

A representante do UNFPA no Brasil, Florbela Fernandes, destacou as ações da entidade, presente em diversos municípios da região Metropolitana. “Precisamos investir na prevenção, na capacitação. Informação é importante para salvarmos vidas”, disse.

O UNFPA, em parceria com autoridades locais e organizações humanitárias, tem promovido capacitações, apoio técnico e atividades de comunicação para fortalecer a resposta à violência baseada em gênero. Como parte das ações, o guia adota abordagem centrada no suporte à vítima, priorizando segurança, confidencialidade e respeito. O material pode ser baixado no site do Fundo.