Mesmo que Porto Alegre tenha votado para reeleger o governo de Sebastião Melo (MDB), haverá transição na capital gaúcha. O prefeito instalou nesta terça-feira um escritório que deve articular eixos políticos e técnicos de um mandato para outro do emedebista.
É a partir desta equipe que se espera um novo desenho para a estrutura da administração pública direta do Executivo. De um lado, três coordenadores serão responsáveis pelas articulações políticas com os 11 partidos que compuseram a aliança vencedora da eleição deste ano. De outro, um executivo comandará a área técnica com a missão de identificar gargalos da atual gestão e projetar desafios para os próximos quatro anos do município.
Conheça os nomes de Melo para coordenar a transição em Porto Alegre
André Coronel, o porta-voz
André Coronel foi uma das peças mais importantes do governo Melo I. Chefe de gabinete do prefeito, atuou praticamente como um chefe de Casa Civil. Ele tem uma relação antiga com o MDB e, já na eleição de 2016, coordenou o programa de segurança pública da primeira tentativa de Melo de chegar ao Paço Municipal. Participou também na campanha de 2020, atuou durante todo o mandato e coordenou a vitoriosa campanha à reeleição. Agora, será um dos coordenadores da transição e será o porta-voz do escritório.
Cezar Schirmer, o político
Aliado de Melo de primeira hora, Cezar Schirmer é um político experiente. Foi prefeito de Santa Maria por dois mandato, entre 2009 e 2016, quando ocorreu a tragédia da Boate Kiss, secretário estadual de Segurança Pública durante o governo José Ivo Sartori (MDB, 2015-2018), da Agricultura durante o governo Antônio Britto (MDB, 1995-1998) e da Casa Civil do governo Pedro Simon (MDB, 1987-1990), além de deputado estadual e federal. Atuará na articulação política junto aos partidos que integraram a coligação vencedora da eleição.
Luiz Armando, o PL na transição
Luiz Armando de Oliveira será o homem do PL na transição. Importante player nacional, o PL da futura vice-prefeita Betina Worm deverá ter uma participação efetiva no governo Melo II. Já durante esta transição entre os dois mandatos, o publicitário estará representando o partido nas decisões políticas junto às demais agremiações que devem resultar na composição de secretariado da próxima gestão.
Marcello Beltrand, o técnico
Marcello Beltrand é um consultor que foi convidado por Melo a trazer uma visão de fora do governo para o processo de transição. Ele será o executivo-técnico do grupo e será responsável por diagnosticar áreas sensíveis da gestão que precisam ser incrementadas num próximo governo, como saúde, educação e proteção contra cheias. Jornalista com especialização em marketing e mestrado em administração, presta consultoria há cerca de 20 anos para os setor público, privado e terceiro setor com projetos de planejamento estratégico, tomada de decisão, comunicação, marketing e relacionamento institucional.