Coordenador da transição de Melo foi autor de recurso que derrubou candidatura de Fortunati em 2020

Luiz Armando de Oliveira foi definido como um dos coordenadores do escritório de transição de governos em Porto Alegre por indicação do PL

Foto: Júlio Ferreira/PMPA/Divulgação

Prefeito reeleito em Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB) instalou nesta terça-feira o escritório de transição, cujo um dos coordenadores será Luiz Armando de Oliveira, por indicação do PL.

Diretor-geral na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico durante a maior parte deste primeiro mandato do emedebista, Armando foi o autor do recurso que levou ao indeferimento da candidatura do ex-prefeito José Fortunati, então pelo antigo PTB (atual PRD), na eleição para a prefeitura de Porto Alegre em 2020, vencida por Melo.

A argumentação era de que o candidato a vice-prefeito na chapa de Fortunati, André Cecchini, então no antigo Patriota (que se fundiu com o PTB para originar o PRD), não havia cumprido o prazo determinado pela Constituição Federal para a filiação no partido.

O recurso foi interposto por Armando em 24 de outubro de 2020. No dia 9 de novembro, a seis dias do pleito em primeiro turno, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) julgou, por unanimidade, pelo indeferimento da chapa do ex-prefeito. Como não havia mais prazo para substituição do vice, a candidatura concorreria sob judice. Em 11 de novembro, contudo, Fortunati anunciaria sua renúncia à disputa, a quatro dias da eleição.

Durante o período de campanha, diferentes pesquisas de intenção de voto retratavam três candidaturas de centro-direita tecnicamente empatadas em segundo lugar: além de Melo e Fortunati, Nelson Marchezan Júnior (PSDB) tentava a reeleição. Manuela d’Ávila (então no PCdoB) era retratada à frente.

A manobra jurídica foi decisiva. Após a renúncia, Fortunati e PTB declararam apoio a Melo. Quatro dias mais tarde, Melo conquistaria mais de 200 mil votos e venceria o primeiro turno com 31,01% dos votos válidos. No segundo turno, seria eleito prefeito pela primeira vez.

Em fevereiro de 2021, no segundo mês do governo Melo I, Luiz Armando foi nomeado diretor-geral de Desenvolvimento Econômico, também por indicação partidária. Agora, se torna o nome do PL no processo de transição para o governo Melo II em Porto Alegre.