Nível do Guaíba aumenta e navio graneleiro está mais próximo de deixar canal de navegação do Itapuã

Condições climáticas deverão estar mais favoráveis na área nesta quarta-feira, projeta praticagem

Navio Inoi é um dos que está aguardando em Porto Alegre a saída da embarcação encalhada | Foto: Pedro Piegas

O navio Mount Taranaki, com bandeira de Hong Kong, poderá eventualmente deixar a área de fundeio no canal de Itapuã nesta quarta-feira, com a continuidade no aumento do nível do Guaíba. A embarcação graneleira encalhou na última quinta-feira na área e foi rebocada para local segura no domingo. Mas, enquanto esteve encalhado, prejudicou a navegação de outros três navios que buscavam entrar ou sair de Porto Alegre. Em tese, todos eles continuam aguardando melhores condições climáticas para seguir.

Segundo a praticagem do Guaíba e Lagoa dos Patos, o nível ideal do local é de cerca de um metro, porém esteve abaixo disto, impedindo qualquer navegação. Outro ponto de atenção é a medição temporária na Usina do Gasômetro, feita pela Agência Nacional de Águas (ANA), cuja cota no final da manhã desta terça estava em 1,59 metro, apresentando subida consistente em relação às horas anteriores.

Enquanto entidades criticam o que classificam como a falta de ação do poder público diante da necessidade de dragagem e desassoreamento na área, a Portos RS afirma que está trabalhando para uma resolução definitiva, porém a responsabilidade é do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que assumiu a tarefa em âmbito federal devido à emergência causada pelas enchentes de maio.

No entanto, para o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, a responsabilidade do governo estadual para este cuidado não deve ser deixado de lado. “Estamos pleiteando investimentos junto ao governo federal para fazer os trabalhos estruturantes. Há uma promessa grande de que isto será feito em breve, mas isto é uma tarefa do Estado, a meu ver”, salientou ele. Também a Braskem concluiu, nesta semana, a dragagem emergencial do Canal do Furado Grande, em um trecho de cerca de dois quilômetros de extensão, e que servirá para facilitar o trânsito de navios entre os terminais Santa Clara e Marítimo Rio Grande.